Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada | OAB/SP 321.795

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão, Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.

Leia também

advertisement advertisement

O aprendizado é uma maratona, e não uma corrida de velocidade

 

Quem me disse isso foi um Juiz Federal quando eu perguntei a ele que dica ele poderia me dar de estudo para concurso público (na época, eu fazia estágio no Juizado Especial Federal).

 

Aprendizado é uma maratona, e não uma corrida de velocidade

 

Como em uma maratona, o aprendizado verdadeiro requer um longo período. E, se você queimar toda a sua energia no começo, não vai conseguir chegar ao final. Então não estude feito louco na primeira semana! Você deve equilibrar suas atividades, marcar o passo, não esquecer de respirar…

 

Ao estabelecer a sua rotina de estudos, deixe um tempinho para cuidar de você mesmo. Não deixe a sua saúde física e mental em segundo plano. Por exemplo: tirar meia horinha por dia para fazer um exercício físico leve vai fazer tão bem que vai compensar essa meia hora a menos de estudo: sua mente vai render mais.

 

Estude constantemente e em quantidades moderadas. Sempre aprenda a matéria anterior para então seguir para a próxima. Não deixe acumular! Estude conforme o tema for sendo ensinado.

Isso também serve para quem está cursando faculdade (ou, até mesmo, a escola). Não deixe para estudar tudo de última hora. Você NÃO vai aprender de verdade e, o pouco que aprender, vai esquecer logo depois. E, quando você precisar disso mais para frente, não vai lembrar.

 

“Ah, DUVIDO que você nunca tenha feito isso”. Claro que já fiz, por isso que eu sei que não resolve. É normal deixar boa parte do estudo para o momento perto da prova. O que você não pode é querer APRENDER tudo antes da prova. Este momento é para revisão, é para pegar o que você já sabe e fixar no cérebro.

 

Então é isso: tenha consciência de que seu corpo precisa se recuperar, dê esse tempo a ele, mas não use isso de desculpa para ficar folgado! Estabeleça uma rotina séria de estudos, divida bem seu tempo e, o mais importante, estude sempre!

 

Dica de estudos para concurso público

 

Se você está estudando para concurso público, recomendo que veja o vídeo gratuito preparado por Paulo Sette (link de afiliado). Ele traz dicas de estudos pouco conhecidas e promete dobrar suas chances de passar já no próximo concurso público.

 

Caso tenha gostado deste artigo e queira mais dicas de estudo minhas, deixe um comentário abaixo, por favor. Também já escrevi um artigo com dicas de estudo para o Exame da OAB: Como passei na OAB – 3 dicas pessoais para passar no Exame de Ordem! (e uma dica bônus).

 

Bons Estudos Exame OAB

Pin It on Pinterest

Conteúdo VIP

Conteúdo VIP

Coloque o seu email ao lado para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Inscrição feita com sucesso!