Modelo de Procuração ad judicia et extra
Nest post, trago um modelo de procuração ad judicia et extra que uso no meu dia-a-dia, mas, antes, faço algumas observações que julgo importantes a respeito deste tema.
Veja também o meu modelo de substabelecimento gratuito. Já leve o pacote completo, hehe!
Obs.: Se você trabalha com Direito Previdenciário, recomendo baixar a minha ficha de atendimento a clientes para causas previdenciárias que eu disponibilizei para os meus leitores gratuitamente.
>>> Clique aqui para ser redirecionado para a página de download da ficha.
Sumário
1) Introdução – breve explicação
2) Modelo de procuração ad judicia et extra
1) Introdução – breve explicação
A procuração ad judicia (procuração geral para o foro) é uma espécie de contrato de mandato e está prevista no art. 38 do Código de Processo Civil . Ela habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, com exceção de:
- receber citação inicial;
- confessar;
- reconhecer a procedência do pedido;
- transigir;
- desistir;
- renunciar ao direito sobre que se funda a ação;
- receber;
- dar quitação;
- firmar compromisso.
Os atos acima requerem poderes especiais e a cláusula que os confere é chama “et extra“. Por isso o mandato de advogado normalmente é chamada de procuração ad judicia ex extra.
A procuração ad judicia ex extra pode ser conferida por instrumento público ou particular assinado pela parte, caso em que não há necessidade do reconhecimento de firma.
2) Modelo de procuração ad judicia et extra
MODELO DE PEÇA – PROCURAÇÃO AD JUDICIA ET EXTRA
NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador(a) do RG nº _______ e do CPF nº _____________, residente e domiciliado(a) à endereço completo, por este instrumento particular de procuração, nomeia e constitui seu / sua bastante procurador(a) o(a) Dr.(ª) NOME COMPLETO DO ADVOGADO, nacionalidade, estado civil, advogado(a), inscrita na OAB/SP sob o n° __________, com escritório à endereço completo, a quem confere amplos poderes para o foro em geral à defesa de seus direitos e interesses, com as cláusula ad judicia e et extra, em qualquer Esfera, Juízo, Instância ou Tribunal, podendo propor contra quem de direito as ações competentes e defendê-la nas contrárias, seguindo umas e outras, até final decisão, usando os recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhe, ainda, poderes especiais para transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, desistir, agindo em conjunto ou separadamente, podendo ainda substabelecer esta em outrem, com ou sem reservas de iguais poderes, dando tudo por bom, firme e valioso, e em especial para ____________________
Local, Data
______________________________________
NOME COMPLETO
Alessandra Strazzi
Advogada | OAB/SP 321.795
Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão! Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.
ápos eu assinar um procuração cm a finalidade de receber o alvara pra ir ao banco receber o valor judicial.. quantos dias receberei esse valor ?
Muito obrigado; de grande valia, DR!
Essa procuração ad judicia et extra serve para eu vender um veículo em nome de um cliente que está preso ?
Boa tarde. O instrumento ideal para venda de veículo é a procuração pública com poderes específicos para venda de veículo (caracterizar o veículo tal qual consta no documento). O instrumento público é necessário haja vista a necessidade de reconhecimento de firma por autenticidade em Cartório de Notas para posterior transferência junto ao Detran.
Quantas pessoas posso colocar em 1 procuraçao?
Bom dia. A procuração de um preso outorgante, o endereço dele a ser colocado no documento é o residencial ou onde se encontra no presidio? Obrigado.
Sugiro pôr do presídio onde ele se encontra, até porque o preso tem domicílio necessário, conforme depreende-se do art. 76, caput e parágrafo único do Código Civil Brasileiro.
Tenho procuração pública de minha mãe e gostaria de entrar com uma ação contra INSS como advogada dela, posso usar essa mesma procuração, pois seus problemas de saúde não permitem que ela assine outra.
ola DRª Alê Strazzi bom dia ,eu curso faculdade de direito o professor da pratica jurídica 1 , pediu como trabalho uma procuração sub judice estou em duvida como fazer sera você poderia me ajudar doutora,fazendo um favor,desde já agradeço.
O imóvel será vendido em Imperatriz-MA, acho q/ o adv pede muitos poderes: o AD JUDICIA ET EXTRA, representando até na esfera federal, … inclusive instituições bancárias. E + poderes especiais, de acordar, recorrer, transigir, desistir, levantar importância, receber e dar quitação, requerer inf. sobre titularidade de cta poupança, firmar compromissos e composições amigáveis e, ainda substabelecer … Minha mãe será a outorgante, ela tem 80 anos, eu sou filha e estou preparando p/ enviar; por favor citem os poderes necessários, acho q/ s/ muitos poderes p/ vender e antes retirar uma pessoa q/ está nesse imóvel e n/ quer sair sem antes ser indenizado; esse imóvel era da minha tia q/ já faleceu
ESTOU PASSANDO UMA PROCURAÇÃO FINALIDADE INVENTARIO PARA O ADVOGADO , SENDO QUE ASSINEI UMA
AD ET EXTRAJUDICIAL “COM PODERES ESPECIAIS DE QUITAÇÃO” ESTA CERTO? POSSO SER LESADO?
Está certo, normalmente as procurações são assim. Se o seu advogado for de confiança, não será lesado.
Assinei duas procurações para um.advogado,sei que uma é para está acesso e assuntos do meu interesse,é a outra estou em dúvida,é uma ação de danos morais que estou para receber
Bom dia Silvio, os poderes especiais é para abertura de inventário, formal e partilha. geralmente a quitação esta nos poderes gerais, que fazem parte do processo. o que você pode fazer é ir acompanhando, o nos casos em que tem valor para levantar, nos exemplos de conta bancária do falecido (a), é pedir que o alvará saia no nome da inventariante, o que é normal. Mas, tente acompanhar de perto seu processo.
Prezada Dra Alessandra,
gostaria se saber sobre a questão da necessidade de procuração com poderes especiais para prestar caução judicial. Tem que ser mandato específico para o ato? Seria ad judicia et extra com poderes específicos com menção a prestar caução?
Desde já agradeço a atenção.
*corrigindo comentário (esclarecedor).
PARABÉNS Drª! Muito bom seu blog, bem esclarecer.
Obrigada, Jussara!
Boa tarde,
Preciso fazer uma procuração para representar duas pessoas. isso pode ser feito numa procuração só? É uma procuração et extra.
obrigado
Bom dia Erison, sim é possível fazer qualificando as mesmas no preambulo da procuração.
Dra, assinei uma procuração extra e ad juditia, ainda não teve a audiência, e agora que soube que dei poderes para ele receber por mim, se for o caso. Como faço para cancelar isso, para cada um receber seu valor? Desde já agradeço.
Dra goataroa de saber como se revoga uma procuração ad judicia et extra.
Parabéns seu blog é muito útil !
Quando eu passo uma procuração AD JUDICIA ET EXTRA pra um advogado e ele não faz o trabalho ele tem que devolver?
Doutora minha esposa tem uma viagem marcada e passará cerca de 30 dias fora, porém tenho alguns atributos para resolver na empresa que preciso da assinatura dela , inclusive da venda de um bem imóvel, como também de assuntos na secretaria da fazenda, logo que tipo de procuração ela deve assinar para eu resolver isso sozinho?
Muito bom! A explicação foi muito didática! Obrigada
Excelente dia ou noite, quero lhe agradecer pela muitíssima ajuda.Parabéns !
excelente dia ou noite, uero somente lhe agradecer pela muitíssima ajuada. Parabéns !
Obrigada, Manoel!
Alessandra, uma dúvida.No caso de divórcio extrajudicial com advogados diferentes, é feita uma procuração para cada cliente? deve ter algo explicando na procuração que tem dois advogados?
Bom dia !!! tenho notado que a maioria das procurações se utilizam da forma AD JUDICIA ET EXTRA; Usando a procuração ad judicia, como posso fazer para acertar a quitação dos honorários com o advogado, visto que o que tenho a receber vai direto para minha conta ??? Não quero deixar o advogado com desconfiança e não concordo tambem de dar todos os poderes para ele fazer a quitação e receber ??? como fazer ???
Drª Alessandra Strazzi, eu estou no primeiro semestre, e o Prof. começou a dar essa matéria de latim jurídico e falou para ir aprendendo a fazer PROCURAÇÃO “AD JUDICIA ET EXTRA”. Ele disse que sempre é bom já aprender de início porque bons escritórios sempre pedem, independente de estar no primeiro ou último semestre.
Você pode me dar alguma dica de como fazer ou intender como se faz? Para no futuro não ter dificuldades com isso? Obrigado e só por esse post já tive uma ideia de como é feito, abraços.
Drª. no caso de uma ação de divórcio consensual esta procuração deve ser outorgada por ambas as partes, ou apenas pelo meu cliente?
Por ambos, Dr.ª Jéssica.
De grande utilidade para os recém formados.
Que bom que foi útil, João!