Como saber se o profissional com quem me consultei é realmente advogado?
Infelizmente, acontece de alguns “profissionais” passarem-se por advogados e praticarem algumas atividades que só advogados poderiam praticar, como, por exemplo, a consulta jurídica.
Entretanto, é possível saber, fazendo uma consulta simples na internet, se aquele profissional que você consultou é realmente advogado. Leia o artigo completo para saber como.
[Você também vai gostar de ler: Honorários Advocatícios: quais os limites?]
Sumário
1) O que é atividade privativa de advogado?
2) Mas como saber se o profissional com você se consultou é realmente advogado?
1) O que é atividade privativa de advogado?
Você sabia que consulta jurídica é atividade privativa de advogado? Isso significa que, para consultar, não basta o profissional ser formado em direito. Ele deve ter sido aprovado no Exame de Ordem e ter inscrição regular na OAB para poder advogar.
Aliás, praticar qualquer ato privativo de advogado sem sê-lo é exercício ilegal da profissão (art. 47 da Lei de Contravenções Penais).
Os atos privativos de advogado são:
Lei. 8.906/94, Art. 1º São atividades privativas de advocacia:
I – a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais;
II – as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas
§ 1º Não se inclui na atividade privativa de advocacia a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal.
2) Mas como saber se o profissional com você se consultou é realmente advogado?
Para isso, basta consultar o Cadastro Nacional de Advogados (CNA) no seguinte endereço: http://cna.oab.org.br/
Lá você pode consultar pelo nome (completo ou não) ou pelo nº da OAB do advogado.
Caso o profissional seja realmente advogado, você o encontrará e poderá verificar se sua situação está regular ou não. Também existe a opção de entrar em contato com o advogado. Ao clicar no símbolo de envelope, será aberto um formulário que você deverá preencher com seus dados. O advogado, então, receberá seu contato em seu e-mail profissional.
Atenção! O portal do CNA informa que “Somente inscritos recadastrados estão disponíveis”. Dessa forma, é possível que o advogado não recadastrado não apareça na pesquisa. Neste caso, antes de acusar uma pessoa injustamente, ligue para a OAB de sua cidade ou Estado e informe-se.
Também é possível consultar o CNA pelo celular, através de aplicativo que está disponível nos sistemas IOS e Android. Ele pode ser baixado na Apple Store ou Google Play.
FONTES: Lei de Contravenções Penais, Cadastro Nacional de Advogados, Conselho Federal da OAB.
Alessandra Strazzi
Advogada | OAB/SP 321.795
Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão! Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.
Eu inventei d fazer um empréstimo pelo site logo uma mulher me chamou no zap e pediu fotos dos meus documentos e eu mandei A mulher sumiu ..fui ver os comentários no site e lá achei uma pessoa chamando as pessoas pra entra em contato pelo zap q ela podia ajudar..diz ser advogada chamei ela no zap me disse q fui vítima e q posso entra com um processo. Mas n sei se ela realmente é advogada o q fazer? Mas uma coisa ela é d são Paulo e eu d Goiânia falou q pra ela entra cm processo ela precisa contratar um representante já q eu moro longe n posso ir..o que vc me diz a respeito disso tudo??
Boa noite! Meu namorado foi lesado por uma empresa de empréstimos e finanças… A moça que estava atendendo ele disse que era advogada, mandou a OAB dela, mas creio que seja de uma outra pessoa! Tem algo que possamos fazer a respeito?
Sim, procure a OAB de sua cidade.
Tive um processo com Advogado o qual ela fez um acordo e depois que simplesmente sumiu e não me retornou mais,não atendia minhas ligações e até hoje não recebi o dinheiro Pior…não tenho como saber se ela recebeu ou não o dinheiro e nem sei mais de quem cobrar e acabei ficando no prejuízo.Denunciei ela na OAB desde 2014 a até agora nada.Fiz a consulta e a SITUAÇÃO dela consta como:REGULAR.Não sei mais o que fazer.
Olá Drª Alessandra Strazzi
Bom Dia!
Por favor, o advogado foi julgado e suspenso pela OAB-SP, mas pediu embargos de declaração, ele ainda tem chance de reverter essa situação? ou não, ele pode ser beneficiado pela prescrição ou decadência? ou não, pois o fato aconteceu em jan.2011, foi representado em ag. 2012 e julgado em mai. 2014,
obrigado!
Gostaria de saber se Lidiane Gomes de Souza e Amanda Carla Solange Brasil são advogadas.
Sempre recebo vários sms de cobrança de dívida que não tenho. Já tentaram advinhar vários nomes pra mim é usam um número da oab do rs fiz a consulta do registro e realmente existe uma advogada com o número. Será que ela sabe que estão usando o nome dela para aplicar golpes por celular….
Alessandra quero lhe agradecer pelo excelente blog informativo que montou. Parabéns o mundo precisa de pessoas que dividem o que tem!!
Obrigada, Gilberto!
Pode um numero de OAB servir para três pessoas em diferentes estados
Não entendi a pergunta… Cada Estado tem a sua numeração. Então, além do número, você tem que ver o Estado, OK?
Oi? Meu processo de maternidade foi aprovado, quando eu recebir a carta la no fórum com a confirmação do valor a ser pago, o moço que mim entregou a carta disse que se o INSS desse entrada recusando a mim pagar o valor, a minha advogada dava outra entrada no processo e eu iria receber o dinheiro dentro de 1 ano.
Ja fez um ano já, fui até a advogada e ela mim disse que o dinheiro só vai sair daqui 2 anos ainda!
Fico comedo dela rouba o meu dinheiro, dela ta for mentindo pra mim…
Ja pesquisei aqui no OAB e ela esta cadastrada a situação dela é regular!! O que, que vc acha??
Valdirene, não posso emitir opinião sem analisar o processo. Você pode ir até o fórum e perguntar para algum servidor sobre o seu processo. Abraços!
eu tenho uma amiga que procurou um advogado ,para resolver um problema e ela pagou por isso ,mas ate hoje ele não entrou com o processo isso já esta fazendo um ano.
Se ela não conseguir entrar em contato com ele, deve procurar a Seccional da OAB do estado para verificar se ele é mesmo advogado ou não, e se possível, pedir informações como o endereço profissional ou telefone atualizado.