Tempo de espera no banco – o que fazer em caso de demora
Sabia que muitos Municípios possuem uma lei que determina que o tempo de espera na fila do banco não pode ser maior do que 15 minutos? Neste artigo, explico um pouco sobre isso.
Sumário
1) A “lei dos 15 minutos”
2) O que fazer em caso de tempo de espera no banco excessivo
3) Banco do Brasil deve Pagar Indenização por Demora no Atendimento
1) A “lei dos 15 minutos”
Muitos Municípios possuem a famosa “Lei dos 15 minutos“, que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico.
É importante deixar claro que cada Município possui a sua lei e não existe uma Lei Federal neste sentido. Portanto, antes de qualquer coisa, é importante verificar qual a lei do seu Município que trata deste assunto.
Normalmente, essas leis também prevêem que os bancos devem possuir um sistema de controle de senhas e horários, além de afixar avisos sobre o tempo estabelecido em locais de fácil visualização do público.
2) O que fazer em caso de tempo de espera no banco excessivo
Entretanto, muitas vezes, o atendimento nos bancos ultrapassa, e muito, este limite. O que fazer, então?
Existem outros caminhos que não o famoso processo de indenização por danos morais. São eles:
- Reclamação ao Bacen (Banco Central do Brasil) – para saber como, clique neste link.
- Reclamação ao Procon (pode ser feita através do atendimento eletrônico do Procon);
- Reclamação na Prefeitura (veja o exemplo do Município de São José do Rio Preto / SP)
É claro que também existe a possibilidade de processar o banco em uma indenização por danos morais. Aliás, muitas vezes, esta é a única maneira de “sensibilizar” os prestadores de serviço para que estes melhorem o seu atendimento aos consumidores. Veja a notícia abaixo:
3) Banco do Brasil deve Pagar Indenização por Demora no Atendimento
O Banco do Brasil foi condenado pela 10ª Turma Recursal de Belo Horizonte a indenizar um cliente em R$ 5 mil, por tê-lo feito esperar por atendimento por mais de 15 minutos, tempo máximo de espera estipulado pela legislação estadual. O voto do relator, juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, foi seguido pelos demais integrantes da turma.
O usuário D.G.A.J. narrou nos autos que compareceu a uma agência do Banco do Brasil e aguardou para ser atendido pelo caixa por uma hora e quarenta e cinco minutos. Para G., a demora excessiva configura um enorme desrespeito ao consumidor.
Em sua defesa, o Banco do Brasil alegou, sem negar a demora no atendimento, que tal fato é um mero aborrecimento cotidiano.
Ao analisar os autos, o juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, citou o Código de Defesa do Consumidor, que define que “o fornecedor de serviços responde objetivamente pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos verificados na sua prestação, só podendo ser ilidida na hipótese de culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro”.
Para o relator, nesse caso, “a responsabilidade do banco decorre, evidentemente, de uma violação a um dever contratualmente assumido, qual seja, o de proporcionar aos clientes, por meio de funcionários qualificados e em número proporcional à demanda dos usuários, os meios necessários para a fruição dos seus serviços”.
O juiz ressaltou que a espera em uma fila de banco, por mais de uma hora, causa desgaste físico e aborrecimento excessivo. Acrescentou ainda que somente com o ressarcimento por danos morais ao cliente é possível sensibilizar os bancos a dispor de um tratamento adequado ao consumidor, além de incentivar a contratação de pessoas para atender melhor o público.
Os juízes Maurício Pinto Coelho Filho e Geraldo Claret de Arantes votaram de acordo com o relator. A decisão reforma a sentença do Juizado Especial Cível – Unidade Barreiro.
Veja a movimentação do processo 9058428.19.2014.813.0024.
Fonte: Lex Magister
FONTES: Portal da Prefeitura de São José do Rio Preto; JusBrasil; G1; Procon; Banco Central do Brasil; Código de Defesa do Consumidor; Lex Magister.
Alessandra Strazzi
Advogada | OAB/SP 321.795
Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão! Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.
Sugiro fazer reclamações no site Reclame Aqui e do Banco Central do Brasil (Bacen), a agência de fiscalização dos bancos.
Depois, ingressem com ações de indenização na Justiça Comum estadual ou Juizados Especiais Cíveis.
Com mais ações fiscais e ações judiciais de indenização, as empresas corrigem defeitos nã para agradar ao consumidor mas para evitar prejuízos financeiros.
Bom dia neste dia 24/01/17 fiquei por 1 hora e 15 minutos na fila para fazer uma simples adulteração de senha que só se faz no determinado guichê dá caixa federal,pedi para autenticar a senha e eles carimbaram e assinaram e colocaram o horário que fui atendido, levei a um advogado na minha cidade de Tupã, mas o mesmo disse que não cabe nenhuma indenização, falou que eu posso levar ao Procon e fazer uma reclamação lá a qual vai gerar uma multa ao banco que vai para os cofres públicos, agora se eu já perdi uma hora no banco, vc acha que vou perder mais 40 minutos ou 1 hora em Procon para engordar a conta da prefeitura, é certo que eu perca meu tempo e a prefeitura receba a indenização ou multa.
Aqui em Porto Seguro a demora foi muito longa. Fui para solicitar uma segunda via de cartão, esperei por 4 horas. Fiquei com dor na coluna, fome e dor de cabeça, perder minha tarde em um banco. Não tem muitos funcionários e isso faz que ocorra essa demora.
Eu nao posso ter um banco por isso nao abri um, quem nao puder arcar feche. Pagamos juros e taxas absurdas ao banco e o que temos em troca sao funcionarios arrogantes que acham superiores aos clientes, com rarissimas exceções.
Estou em uma agência do BB, aqui em Manaus e já estou com mais de 70 minutos esperando para abrir uma conta poupança para o meu filho e estou em horário de almoço, pois o mesmo serviço não pode ser feito no Correio segundo o funcionário de lá, somente pode ser aberta no Correio conta corrente. Absurdo aqui tem sete guichês para atender e somente dois estão atendendo.Posso processar?
Isto é desumano.
Bom dia sr.Carlos Alexandre estouno BB usufruindo do ar condicionado à 60 minutos e enquanto isso vossos colegas passam para lá e para cá . Agora te pergunto,é muito pesado o papel que vocês utilizam pois seus colegas vão e vem com um só papel na mão?
Interessante. Chueguei 10:15 no Banco do Brasil agência Campo Limpo, minha senha é de nr. 13, tem 10 pessoas para serem atendidas pela gerencia na minha frente. Tem uma gerente atendendo e outra fazendo não sei o que, só sei que não atende! Daqui algumas horas volto aqui para informar que horas fui atendido!
Em bancos privados o atendimento é rápido, não importa o quão cheio esteja, mas partiu para CEF e BB o descaso é desesperador! Além da demora os funcionários vivem em um mal humor de desacreditar.
Pelo 3 dia na semana estou no por mais de 4 horas na espera! Com provas em mãos e até mesmo filmagem da demora do atendimento e somente 1 funcionário atendendo do período de 11:30 as 13:30… Rumo a mais um processo.
Lei é lei, e deve ser cumprida, e o cliente deve ser respeitado. Hoje, cheguei no Banco do Brasil às 11:43, e fui atendida às 13:03, irritada e o coração disparado. O gerente pensa que não percebemos, mas atendem conhecidos sem senha, e ficam vendendo seguro, pois precisam cumprir uma meta, precisam ganhar comissão, e os clientes aguardando na fila. Já recebi ligação em casa no horário de expediente do banco, oferecendo seguro, cujo funcionário é caixa, e deveria estar atendendo os clientes na fila do banco.
Acho que o nobre amigo Alexandre estaria certo se nao fosse o mero detalhe que o cliente aqui somos nós. Não fosse pelo nosso dinheiro estar no banco ele trabalharia aonde ?
Os bancos recebem dinheiro suficiente para que tenhamos um atendimento digno. Não me importa se há autoatendimento, se eu vou ate o banco que em décadas tem seus resultados divulgados como os maiores arrecarrecadadores, eles têm a obrigação de atender com a agilidade que eu preciso. Caso contrário não divulgue que o faz ou recorra contra as leis que asseguram esse nível de reclamações.
Quero parabenizar o Banrisul de Sapucaia do Sul pela demora no atendimento, quando a gente acha que já viu de tudo, aparece mais uma surpresa….. Hoje dia 20/07/2016 cheguei na agencia Sapucaia centro as 15:35 hs não é fora de hora já que o banco deve atender o cliente em 30 minutos tempo maximo… só que ia ser atendido 16;29 minutos, eu precisava fazer uma transferencia bancária para a CEF mas como disse o atendente que transferencia o horario fecha as 16;30 hs não foi possivel fazer a transação… MORAL DA HISTÓRIA 55 MINUTOS NA FILA E NADA…. BANRISUL VAMOS RESPEITAR OS CLIENTES…..
Carlos Alexandre foi infeliz em seus comentároios…
fui ao bradesco e fiquei uma hora isso por que só tinha sete pessoas na minha frente
quando chuegeui no caixa e o rapaz viu o horario perguntou por que nao fui no caixa eletronico ?
falei que era dinheiro da pensao das minhas filhas e teria que ser na boca do caixa
Fiquei na fila do BB por 4 horas para pagar um boleta que já estava vencida e só poderia ser paga nesta agencia, cujo a autenticação do horário de atendimento era de 18hs e 38min. por aqui as agencias fecham as 16.00hs, entrei com um processo e a juiza disse que era improcedente, pois não tinha como provar que fiquei tanto tempo assim, mas se a agencia fecha as 16.00hs, e a autenticação do pagamento foi as 18.38 só aí prova que eu fiquei, 2hs e 28 minutos, só que eu cheguei na agencia antes das 15.00 horas. Estamos entrando com recurso.
Só absurdos… fila do banco do Brasil um dos melhores lugares, para aguardar!!!! Põe sua mãe, sentada duas horas na fila então, e lei é lei, e se tem tanta facilidade no auto atendimento, porque as filas são sempre enormes e o atendimento sempre péssimo????
Hoje passei por uma situação bem chata… fui a agência do bradesco pagar um boleto e como todo mundo retirei minha senha as 13:13 com o número 075,olhei no painel haviam chamado o numero 066, normal! Sentei aguardando a minha vez e percebi que muitos que chegavam após de mim eram chamados antes..como no Brasil e muito fácil manipular as coisas, eles davam preferência à clientes correntistas e clientes prime sem contar os preferenciais.. enquanto eu que estava ali desde as 13:13 com vários compromissos!!! Resumindo: fui ser atendido eram 14:42 minutos…. isso é uma vergonha!! Com apenas 10 na minha frente quando cheguei!!!
Mas isso não ficará assim
Essa é para o tal funcionario Carlos Alexandre, que diz que muita culpa é do usuario, ele esqueceu de falar que como funcionario ele não enfrenta fila e faz suas atividades bancarias por dentro dos guiches e não fora na fila e outra coisa se voce acha que esta ruim reclamar de funcionarios da sua qualidade com um atendimento pessimo que bancos estatais fazem por serem funcionarios com uma segurança trabalhista, voce devia era ficar bem quieto. e não estar querendo ser a vitima nessa historia, trabalhar mais seria o melhor para voce não ter que ler ou escutar reclamações
Gostaria de avisar ao povo de Mongaguá(litoral Sul)que não vão ao Banco do BRASIL.a menos que quiserem ser constrangidos ficar mais de uma hora do lado de fora do banco ,ser importunados por funcionarios acéfalos,sem educação sem traquejo com os clientes,(guardinhas da entrada do banco),e quase 2 horas de espera.Já deu até policia mas pelo jeito não adiantou nada.
Boa Tarde,
Gostaria de fazer uma sugestão sobre a lei de quinze minutos:
Estender a lei para todos os setores públicos e privados sem exceções, os bancos na sua maioria já se adaptaram, porém, todos os setores públicos a demora pode chegar mais de oito horas, e, para, reflexão, se para o banco tem ser em quinze minutos, porque não pode ser para atendimento no posto de saúde, mercado, entre outros.
Desde já, agradeço por sua preciosa atenção.
Cordialmente,
Itacir A Zanatta
Esta lei e válida só para quem está no caixa?
Ou vale para qualquer atendimento?
A nobre jurista esclarece soluções para os problemas rotineiros. E, em “terrae brasilis” esses problemas, ao contrário de outros países, fazem parte de nossas rotinas, impedindo que, nos concentremos em objetivos de vida mais amplos.
Sou caixa no Banco do Brasil e vou expor o outro lado da situação. Lei é lei, direitos são direitos, ok, mas as pessoas se esquecem (ou ignoram, ou simplesmente fazem de propósito) que existem meios alternativos de atendimento. Ninguém precisa ficar uma hora na fila do banco (o que hoje nem é tão ruim assim, pois é um dos lugares mais frescos da cidade e as pessoas esperam sentadas). No caso do BB, quase tudo pode ser feito nos caixas de autoatendimento (e sempre há um funcionário para auxiliá-los). No caso de não serem correntistas ou poupadores no BB (usuários), os Correios funcionam como banco postal e 90% dos serviços que faça a usuários pode ser feito lá. As pessoas tem o direito de escolher onde pagar suas contas, mas como alguns bancos (Bradesco, por exemplo) proíbem certos serviços, grande parte do público concentra-se nas mesmas agências. E não, o banco não tem como colocar mais caixas para atender, isso necessitaria uma grande reforma em centenas de agências pois não há espaço físico para tanto.
Carlos Alexandre,
Também sou funcionária BB do Credito Imobiliário, falo como cliente e concordo com você em alguns aspectos e discordo em outros. Temos que levar em consideração que o ideal para pagamento de contas, depósitos, transferências,etc… o cliente poderia usar o autoatendimento, porém as pessoas mais idosas não sabem utilizar e o BB não tem funcionários para auxiliar. Nessa semana tive que ir no atendimento para uma atualização cadastral que é impossível fazer no auto atendimento, fiquei na espera mais de 1 hora e tive que desistir visto estar em horário de almoço. Qual a solução para isso?
Exato Cristina!!! Também faço tudo que possível no caixa eletrônico ou mesmo no celular. Das poucas vezes que precisei ser atendido por alguém a demora foi superior a 1h, ou seja, a demora é algo rotineiro, não só no BB, mas em outros bancos também.
Concordo com vc . Pois nem sempre vou no banco ,mas quando vou fico no mínimo 1bhoras esperando ou as X chega algum conhecido e o gerente passa na frente.
Sei que gasto no minimo 2 horas para ser atendido quando não tem jeito e tenho que ir a qualquer banco, acho muito legal quando bate as 16:00 pq aquele n da senha ,sabe aquela barulhinho dos n aumenta em mais de 70% a sua velocidade ,ai vc é atendido mais rapido.
Exatamente Cristina. Muitos serviços podem ser realizados nos caixas de auto atendimento e nem sempre as pessoas sabem utilizar ou tem algum funcionário qualificado para ajudar. nosso amigo Carlos está erradissimo quando menciona o banco como o melhor lugar a ficar por possuir ar condicionado. Nunca ouvi uma explicação tão bárbara quanto a essa pois o conforto de uma espera não põe comida na mesa. Um trabalhador jamais poderá trocar o dia de serviço por qualquer conforto de espera que um banco oferece…ou será que ele pensa que só ele trabalha?!
Concordo em termos com o Carlos e vou expor meu ponto de vista: O auto atendimento é um meio alternativo sensacional, “quando funcionando perfeitamente” não sei se vc sabe Carlos mas na maioria das agências (Vou falar apenas dos quais tenho experiência ja que possuo conta nos 3, Bradesco, Itaú e Santander. Sou ex correntista do Banco do Brasil, portanto tenho o que dizer dele tbm) as máquinas não funcionam no todo ou quando sim, são limitadas, umas fazem deposito outras não… O pagamento de contas em alguns desses terminais é limitado a 1.000,00, então certas vezes nós, clientes, somos OBRIGADOS a ir aos caixas, ou vc acha que as pessoas enfrentam a fila do caixa por prazer? Pra ter uma chance de experimentar uma horinha em um dos lugares mais frescos da cidade? Essa sua frase inclusive, é de um desrespeito enorme para com o cliente! Vc acha mesmo que na vida corrida que todos vivemos temos tempo para apreciar o ar condicionado do banco?Honestamente, eu não tenho. Vc citou os Correios, ok… VC ja tentou fazer algum pagamento lá? Acredito que não, pois saberia que é a última opção pra quem não tem tempo a perder…
“as pessoas se esquecem (ou ignoram, ou simplesmente fazem de propósito) que existem meios alternativos de atendimento. ” O senhor está de brincadeira Carlos, quem em sã consciência vai enfrentar mais de uma hora de fila propositadamente? Nunca li tamanho absurdo! Talvez se os bancos mudassem o sistema isso também mudaria o desprazer das filas enormes, vou citar o deposito como exemplo: Se vamos ao caixa, o depósito cai em cerca de 5 minutos mas se o fazemos em auto atendimento o mesmo só cai ao final do expediente, então Carlos, as pessoas não fazem de proposito tão pouco ignoram, elas tem compromissos a honrar, elas passam suas dificuldades diárias matando um leão por dia para deixar seus compromissoS em dia, elas inclusive pagam taxas altíssimas pelos serviços que deveriam ser prestados com excelência…
No geral pensamos bem parecido, o terminal automático é sim uma mão na roda, ajuda! Mas no todo, ele é completamente inútil se não funcionar direito, se for limitado, e se não tiver a manutenção adequada coisa mais provada que não existe ja que em toda agência nunca se vê 100% em funcionamento.. Enfim, que tudo melhore no conjunto é o que desejo a todos nós!
Abraço, Josi.
Concordo com vc Cristina, pela internet ou autoatendimento só o que é conveniente pro banco. Os bancos estatais BB e CEF, tem os piores atendimentos, além de sistemas tecnológicos ultrapassados, exemplo consulta dos saldos FGTS, nem investimentos oferecem os melhores com as melhores taxas. Ficamos nas mãos dos bancos infelizmente!!!
Negativo, não há lei mais ou menos importante, lei é para ser cumprida, não importa o motivo pelo qual as pessoas vão ao banco, seja qual for o tipo de atendimento, se o banco se propõe a oferecer tal serviço ao consumidor desde uma grande operação bancária a um simples pagamento de conta deve ser feito dentro da lei, se o banco acha que não dá conta de receber todas as demandas para pagamentos de contas, por exemplo, que deixe de oferecer este serviço, mas isto o banco não faz, sabe porque? porque é pago pelo serviço e muito, muito bem pago, com relação ao espaço físico isto deve ser resolvido pelo banco é um problema de logística interno resolvam, quem quer fazer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa, além disso os bancos, inclusive o seu, fatura milhões por ano, este faturamento absurdo deveria server para readequar as agências em espaço e mão de obra para melhor atender os clientes,e, só para lembrar parte destes bilhões que seu banco fatura por ano sai das pequenas contas pagas e das simples operações que nos consumidores vamos fazer no seu banco.
????????
Entao me explica….
Estou no banco bradesco vazio e o tempo de espera e o mesmo de qdo esta lotado?
Isso se chama ”falta de respeito ” com os clientes…
Carlos Alexandre, fiquei oito horas dentro no Banco do Brasil para tentar receber o mandado de pagamento judicial. Cheguei as 11:00 e só fui atendida as 19:15 e não consegui sacar o meu pagamento, somente por transferência ou saque no próximo dia útil. Poderia ser evitado se o convênio com a OAB estivesse funcionado, mas não estava, ou seja, o serviço existe, mas não funciona, querer culpar o consumidor pela desordem desta Instituição é de de uma falta de bom senso!
Verdade hoje acabei de sair do Banco BB entrei 12:56 sair 15:41 sempre assim dias de picos Fortaleza ce Av abolição 2308 agência Iracema
Como bem dissestes, as pessoas têm o DIREITO de escolher como pagar suas contas, além do mais, os lucros dos bancos, incluindo o Banco do Brasil, são exorbitantes e têm sim condições de contratar e se necessário reformar as agências para estarem preparadas para a demanda e sem falar, que os tais serviços dos caixas eletrônicos a que você se refere, nem sempre estão disponíveis e mesmo quando estão, não há funcionários para ajudar a quem necessite de ajuda.
O problema, é que os bancos, querem ganhar mais e gastar menos com funcionários e estrutura física e quem paga a conta é o consumidor.
Carlos Alexandre,
Além do eu disse antes, é no mínimo infeliz, para não dizer absurda, a tua colocação de que ficar esperando nos bancos “hoje nem é tão ruim assim, pois é um dos lugares mais frescos da cidade e as pessoas esperam sentadas)” !
Quem tem de decidir onde as pessoas devem passar o próprio tempo, não é você e com certeza, ninguém vai aos bancos para usufruir do ar condicionado ou por não ter nada melhor para fazer!
E essa de aguardar sentado, é pura balela pois raramente há lugar para todos!
Bravo !
Legal sua opinião. Mas isso não significa nada. Existem pessoas que tem dificuldade de utilizar os caixas eletrônicos principalmente idosos. Isso não é a única questão. Eu como Brasileiro vivo apertado e não posso depositar no caixa eletrônico e esperar a compensação. Para depois pagar as contas. E não é só isso. A partir do momento emais q existe uma lei devemos cumprir quem são os bancos para se achar no direito de não faz ela. Se falta espaço físico significa o a demanda está maior isso demanda mais investimentos. Compare o banco com um restaurante ou uma padaria. Esse não podem obrigar os seu clientes a esperar ele preferem crescer investir em um bom atendimento por que sabem que se não o dizerem a concorrência faz. O problema é que os bancos não investem nos clientes preferem gastar bilhões em propagandas ao invés de tratarem com respeito os seu clientes. Salvo erros pois estou digitando com preação e de pé na fila de um banco
Adorei o final do seu comentário…Bem realista.kkk
Me poupe… Fica você lá mais de 1 hora esperando, já que tem ar condiconado… francamente viu… compre um desconfiômetro.
Estou há 30 min na agência do Banco do Brasil e acabou de chamar a senha C181 sendo que a minha é C211. Tem pelo menos 30 pessoas EM PÉ isso mesmo EM PÉ. Só posso qualificar seu comentário como muuuiitooo INFELIZ. Faça-me o favor. Pena qua não há possibilidade de anexar uma foto aqui pra ver a situação crítica que esta está agência.
Puxa saco é puxa saco… vcs garantem a segurança nos cx que vcs põe na Rua…. aposto que a essa hora o Banco q vc defende já lhe meteu o pé no —- e o ar condicionado até que é bom mas as pessoas tbm tem o q fazer além de ficar com a bunda quadrada sentada em uma cadeira curtindo o belíssimo ar condicionado q vc mencionou…
Calos Alexandre, percebe-se que és um ignorante sem precedentes! Olha só, talvez não saiba mas o fornecedor de produtos ou serviços deve colocar a disposição do consumidor todo o aparato necessário para melhor atendê-lo.
Como bem dito por vossa senhoria existem outros meios alternativos para que os consumidores solucionem o problema e/ou faça qualquer outro tipo de transação, entretanto, se uma instituição financeira coloca a disposição de meios (leia-se: vários formas) para atender o consumidor, automaticamente devem dispor de funcionários para executar tarefas nestes sentido. Os bancos sabem muito bem a quantidade de pessoas que frequentam suas agências, seja em horário de pico ou não.
E SIM, os bancos devem sim aumentar seu efetivo de modo a tornar o atendimento a seu público menos gravoso.
Os bancos possuem dinheiro suficiente para ofertar ao consumidor um atendimento DIGNO, mas não o fazem simplesmente pra não se onerar, objetivante uma lucratividade cada vez mais elevada.
Antes de sair em defesa do banco no qual exerce sua profissão, conheça as normas que regem a relação entre consumidor e fornecedor, Código de Defesa do Consumidor, e tenha em mente que também é consumidor e que pode passar pela mesma situação que a maioria.
Passar bem!
Estou a 1 hora na agencia do banco do brasil para desbloquear a senha do cartão…a gerente me olhou e saiu para almoçar…ainda não almocei e creio qie somente com idenizacao podemos sensibilizar o banco!
Engraçado…Contudo lei não se discute, se cumpre.
Bancos devem prestar um serviço com excelência.
Se a demanda grande, coloque mais funcionários.
Agora colocar a culpa nos usuários é mera falta de sensibilidade e falta de respeito com os mesmos.
Funcionário
Sua colocação foi infeliz meu caro Carlos Alexandre, não vou ao banco para usufruir do ar ou de assentos.Aqui em Sergipe, são poucos os bancos que oferecem assentos e infelizmente temos que esperar em pé. Eu passei ontem 2:45 horas para descontar um cheque. serviço que no autoatendimento não tem. Sinceramente é um desrespeito para com o consumidor. quando eu entrei no banco, tinham 6 caixas para atender e em 10 minutos ficaram somente 2 caixas para atender mais de 60 pessoas. Um absurdo!!!
Pois é meus amigos. É senhor Carlos Alexandre, neste momento estou sentado no primeiro andar do prédio da caixa econômica Federal com ar condicionado ligado e um sol de rachar la lá fora. Está fresquinho aqui dentro?! Claro!!! Mas isso não quer dizer que estou feliz em esperar desde as 11:38h. É agora já são 13:03h.
Tenho outros compromissos e não vou cumprir alguns deles por causa desta espera. ???
Me desculpe Carlos vc deve ta de brincadeira, serio tudo bem vc defender seu serviço ok, mas vim colocar a culpa no usuario ai e brincdeira, ainda fala que e o lugar mais de agrado para as pessoas e outra brincadeira de ma fe, por ventura vc ja chegou a passar uma hora ou ate mesmo 1;45 na fila de um banco e quando chegou na sua vez o rapaz do caixa te falar que depois desse horario nao poderia fazer uma tranferencia e olha que guando fui tirar a senha falei para o rapaz o que ia fazer para que vc nao venha me falar que eu fui q errei, em relaçao aos bancos nao tem espaços e gastaria muito para mudar e aumenta os caixas do banco so para sua informaçao e sei que vc ja sabe disso os bancos sao as empresas que mais ganharam lucros em todos os anos certo e como que vc fala que os bancos nao tem como colocar isso, no que vejo vc nao mora no barsil so pode, faz assim pergunta par um parente seu pra ver o que ele acha dessa sua ideia
Nossa hoje 15 de abril 2016, fiquei 2 horas e 20 minutos aguardando para ser atendida, e quando fui chamada demorou 50 minuto o atendimento. Cheguei no Banco 13:30
E
Sai 16:45 !!!!! Fui receber um Rpv e nao sabiam como fazer o pagamento!!! É pacaba !!!!!
Carlos Alexandre, você estaria certo em tudo se não fossem os lucros astronômicos que os bancos possuem. Acabo de sair de uma fila de 33 minutos, com apenas uma atendente, para uma opção que não tinha outra forma de atendimento.
E quando vc tem que esperar duas horas para fazer um saque porque nenhum dos caixas eletrônicos está funcionando para saque? Só para outros serviços? Fica complicado meu amigo, o banco em questão é o Santander…
Como dito lei é lei, se preciso se um atendimento na agência e é o tempo de espera excede o previsto na lei, isso já configura um desrespeito e não comprimento da mesma, cabendo sim ao consumidor reivindicar seus direitos, da forma que achar melhor. Sobre ser fresco ou outros “mimos”, isso n faz com que uma lei seja menos importante, logo a empresa os oferece por vontade própria.
Na hora de cobrar uma dívida o banco não quer saber se tem ou não espaço físico pra aumentar ou não o atendimento simplesmente executa e pronto como vc mesma disse direitos são direitos
É por causa de pessoas como vc que o atendimento principalmente em instituiçoes publicas é pessímo! Lugar agradavel? Todos temos mais o que fazer e agora mesmo estou na fila da caixa economica aguardando para assinar uma abertura de conta a mais de uma hora…Caixa o pior banco do mundo!!!!e o BB esta junto em 1°…lixo..
Sou Cliente, e discordo de sua opinião!
Se a pessoa espera uma hora ou mais é por que precisa, acredito que ninguém vai ficar plantado igual trouxa sem necessidade, simplesmente para se refrescar. Além do mais ser um dos lugares mais frescos da cidade é muito relativo pois na região no Sul ou em dias de frio, um local fechado, como uma agência bancária, tende a ser menos fresco do que fora, mas isso também não justifica nada, pois a questão é o tempo de espera absurdo e não o conforto; o mínimo que um estabelecimento tem que oferecer a seus clientes é conforto.
Você também diz que quase tudo pode ser feito no caixa eletrônico, pois então: Quase,não é tudo! E o restante que precisamos resolver no atendimento pessoal muitas vezes demoramos semanas para ser resolvido ou nem se resolve em razão da burocracia e da falta de efetivo de funcionários!
Referente ao espaço não procede, pois em todas as agências que conheço tem espaço de sobra, inclusive umas quatro mesas vazias. O que falta na realidade não é espaço,
falta vergonha na cara dos responsáveis, precisam valorizar mais seus clientes e investirem mais em contratações. Deveria ter uma lei que obrigasse ter um número de atendente de acordo com o fluxo de atendimentos.
Enfim, o tanto que os bancos arrecadam daria para aumentar o número de agências e encher de atendentes, porém não existe essa preocupação, pois sabem que precisamos de seus serviços. E mesmo desdenhando os consumidores eles sempre estarão a mercê de seus serviços.
Sempre tem caixa e guichê vazios na minha agência, mesmo com o banco lotado
Pois amigo fucionario, existe problemas que só podemos resolver na central de relacionamento, irei entrar sim na justiça por esperar pouco mais de 2hs. Que reformem todas as agencias que botem 100 funcionários se for preciso. 2hs de espera é falta de respeito sim !
Vc diz isso mas fica esperando na fila e muito cansativo ok
Olá Sra. Funcionaria do BB, Entendi sua colocação, porém vc precisa analisar que os bancos e demais instituições financeiras não estão preocupado com a situação do consumidor e muito menos em colocar mais caixas, pra eles o que mamda é o lucro a econonia com funcionários e departamento, portanto vc que é uma funcionária de carreira e tem emprego garantido por ser concursada teve coragem de abrir a boca pra dizer besteira como essas, eu digo a vc que 90℅ dos usuários não sabem usar ou não confiam na eficiência do sistema, por motivo particulares, e mesmo que soubessem, mas que decidiram ir a um caixa físico humano, isso tbem é direito do consumidor e o caixa ali disponível está para atender bem e no prazo, digo porque já fui bancário e passei por vários setores por 10 anos e sempre trabalhei pra evitar filas em meu caixa, talvez pelo fato de cada caixa ter sua fila, pois hoje com a tal fila única, um deixa para o outro é com isso o atendimento atrasa,e mais uma parede na frente do cliente serve apenas pra que ele não veja quantos caixa tem atendendo, outra forma de ludibriar o cliente. Se parar pra analisar , nada ali foi feito pra dar eficiência ao processo de atendimento,mas sim pra favorecer os bancos. E aumentar ainda mais os seus lucros. Pergunto, vc gostaria que tirasse nos apenas sua estabilidade de emprego? Que acha?
Seria ótimo se na prática fosse fácil como é falar. Sou correntista BB e sempre que vou lá passo horas. Uma vez tinha um problema que podia ser resolvido no caixa sim, assumo. Porém, não havia funcionário que orientasse as pessoas. No mesmo dia precisei falar com o gerente, enquanto eu esperava, ele estava conversando com uma cliente queera sua conhecida. Enquanto eu estava há exatos 1h:15 min aguardando me atenderem. Não adianta vir aqui defender porque é um bom emprego e você faz parte do banco quando não se colocar no lugar do cliente 😉
Justo Banco do Brasil?
Fui correntista do BB e quase TUDO que eu precisava fazer necessitava do meu comparecimento ao banco.
Me poupe.
Claro se precisar transferir de uma conta para outra por TED pago $17.00 .
Que lindo e vamos pg por tudo. Agora a culpa pela demora é do cliente.
Lamentável
ninguem e obrigado a ir no caixa eletronico então e melhor mandar todos os caixas embora se for para não fazer nada não precisa de caixa
Voce só esqueceu na defesa de seu banco e voce como caixa de ressaltar a condição e direito de ir e vim do usuário e que o banco lhe dá alternativas de pagamentos e nós como usuários que pagamos altas taxas de cestas temos o direito de escolha. cabe ao banco cumprir com a lei e você como funcionária fazer bem o seu papel.
ta certo né! o banco descumpri a lei e a culpa é do cliente!!!
Simples, é só colocar todos os caixas para funcionar, quando vou no banco sempre vejo uma sequência de mais de 10 caixas, porém 2 funcionários. Os Bancos são as entidades que mais lucram neste país.é acho que tem que doer no bolso deles mesmo!!! Só assim terão um pouco mais de respeito com o cidadão. Há, e você que defende seu banco, fica de olho, pois o BB vai fechar mais de 40 agências só aqui no RJ. E muitos funcionários com cargos comissionados serão dispensados. É não está fácil pra ninguém.
Carlos Alexandre meu caro,voce tem uma empresa que presta serviço deve adequá lá
Em atender os clientes da melhor forma possível,as pessoas que conseguem resolver suas pendências por outros meios não acredito que irão pessoalmente ao banco,essas pessoas que você atende todos os dias e que ainda não se deu conta, é que elas precisaram ir até a agência para resolver o problema,agora se você quer realmente ajudar sugira ao banco que coloque alguém na triagem para verificar se a pessoa que está na fila poderá resolver o problema de outra forma.
O maior problema no Brasil e que as pessoas instruídas pensam que todo mundo deve ser igual elas e não fazem nada para auxiliar nesta instrução.
Se o seu tempo não vale nada o problema se seu minha hora vale muito,lei são feitas para serem respeitadas, por causa de pessoas como vc este país está esse caos.
Você é caixa e deve saber que o banco gostaria de te demitir se não fosse concursado
O banco não quer ninguém sendo atendido nos caixas humanos e sim nos eletrônicos
Isso se chama corte de gastos as grandes empresas sempre pensam assim
O funcionário é um custo fixo
Os clientes que se virem nos caixas eletrônicos mas que continuem pagando as taxas absurdas por deixar seu dinheiro guardado com eles
Pensamento corporativo
Não interessa se fica sentado e é fresquinho, vocês têm que prestar um serviço de excelência e pronto. Então coloquem funcionários pra orientar os menos informados nos caixas eletrônicos. Bando de puxa saco!
Já que lá é tão Fresco assim, e tem lugar pra sentar, você como funcionário exemplar deveria, nas suas férias, cumprir expediente lá….. Abrindo mão do salário, inclusive….
Prezado Carlos Alexandre, boa tarde! Quando penso que já li coisas repulsivas e banais, me deparo com a sua tentativa de amenizar a irresponsabilidade que o banco demonstra no atendimento ao cliente, nesta explanação banal. Meu caro, reveja suas idéias antes de explanar algo que não tenha capacidade.
E direito meu optar por usar o caixa e dever do Banco me atender ele não está fazendo nenhum favor pra mim é sim cumprindo o seu dever não coloque a culpa da incompetência do Banco no cliente!
Posso fazer uma ressalva nesse caso, e verdade muito pode ser feito on line e a maioria tende a usar esse canal, nesse caso as agências fisicas ficarão obsoletas, caso vc seja funcionário de agencia deve ficar apreensivo, afinal, bancários em pouco tempo serão substituídos por computadores se usarmos a sua lógica!
Triste mas prático graças ao bom atendimento humano que na maioriavdas vezes ( nao em todos os casos) deixa muito a desejar!
Vcs são um bando de incompetentes porque vcs estão em seus horários de trabalho e nem todas as pessoas tm acesso aos serviços lei é para ser cumprida e um fato vcs pensarem assim so na cabeça podre de vcs…
Pode ser o paraíso meu caro, mas a vida do ser humano não se resume em ter um bom espaço pra reparar um aborrecimento. Banco, agência física, somente em último caso, pra ser mais precisa, em caso de não ter solução mesmo, pois o dia, o tempo que se perde não paga o ar condicionado ou a cadeira que se senta. Reveja seus conceitos.
Oi Carlos, concordo com o seu ponto de vista! Muitos serviços podem ser feitos online e por meio dos caixas de auto atendimento! Mas quando o banco se coloca disponível para abrir uma agência naquele imóvel ele tem que primeiro entender a demanda é assim disponibilizar as quantidades necessárias de caixas para atender o seu cliente dentro do tempo imposto na lei de seu município! Eu digo isso pois trabalho com Varejo e também preciso prestar serviços adequados aos consumidores que atendo!
Hoje temos problemas culturais no Brasil que faz o idoso e o semi analfabeto desconfiar do serviço online, além de pessoas que precisam de serviços que não podem resolvidos online! Acho que vale pensar nisso sim… e se precisa mudar, o banco tem sim que investir nesta mudança para melhor atender o cidadão brasileiro! Obrigada
Luciana
Seus comentários são típicos dos funcionários públicos que não tem respeito pela população e acham que senta num local com ar é saudável ou somos incomodados com são a maioria, pois fazem concurso, caso banco do Brasil, caixa, etc e quando passa o tempo são todos assim incomodados, mal treinados, e mal humorados, na caixa ouvir de uma gerente que só faz até duas contas jurídicas por dia. Falta de respeito vocês vão ser melhores quando a política e seus chefes forem melhores.
Lei é lei e ponto final. Se não está dando conta do atendimento conforme a lei, o banco deve contratar mais funcionários para atendimento. Além de gerar mais emprego e ajudar a movimentar a economia, vai tratar o cliente com mais qualidade. Afinal, reclamar que não tem dinheiro para contratar seria um absurdo uma vez que todo ano é a instituição que mais lucra no país…
Carlos,
Sou uma usuária que ficou na fila 1:40 min para descontar um cheque e depositar em conta. O que me explica desta situação? Pagamos caro por estas prestações de serviço e ainda temos que aceitar perder nosso tempo que cada dia está mais escasso.
Só vemos os clientes aumentarem e a infra estrutura não se adequar a este aumento.
Não foi o que aconteceu hoje com minha mãe, ela simplesmente estava no BB,(banco do Brasil) na qual a mesma esperou por mais de 2 (duas) horas para ser atendida. Grande imprudência o que aconteceu hoje, e que acontece sempre com os clientes de bancos. O que os clientes necessitam, é de atendimento de qualidade não e culpa dos mesmos se estão passando por dificuldades de sistema ou qual quer coisa do tipo, eles estão na fila para resolver os seus problemas, não os problemas do banco.
Outra coisa, nunca vi ar condicionado deixar fresquinho um ambiente onde tem aglomeração de pessoas…
Se a prestação de serviços diz que em 15 minutos tem que atender independente se à outros serviços
Os bancos ganham uma porcentagem por cada movimentação financeira inclusive pagamento de contas. Ele LUCRA COM ISSO! Então é uma obrigação que ele disponibilize atendimento adequado!
Você esta dizendo que se eu tiver um assunto que não pode ser resolvido no caixa eletrônica eu não tenho direitos por que as outras pessoas que pegaram senha poderiam ter resolvido no caixa eletrônico? Eu não tenho culpa.
Meu pai, que e idoso, estava de recuperação de uma cirurgia complicada, eu estava tendo que administrar os remédios dele de hora em hora, ele teve que voltar para o hospital para ser internado duas vezes.
Eu faco tudo pela internet, tenho computador e celular cadastrados e liberados, nem sequer vou ao caixa eletrônico. Porem o banco do brasil bloqueou o minhas senhas de acesso e não souberam dizer o por que, mas disseram que não foi por causa de tentativa errada de senha.
Tive contas atrasadas, que poderia sim ter pago de outra forma, porem também precisava liberar minhas senhas de acesso. Não pude libera-las no caixa eletrônico por que o banco do brasil tinha mudado as LETRAS do meu cartão e eu não recebi comunicado nenhum disso, eu nem sequer estava sabendo que as letras tinham mudado, uma vez que nunca saco dinheiro ou vou ao banco por nenhum motivo.
Tentei resolver o problema pelo telefone com o banco do brasil, expliquei o motivo de eu não poder sair de casa mas disseram que eu só poderia resolver pessoalmente com o gerente do banco.
Então fui ao banco e tive que deixar meu pai em casa sozinho, esperando que não perderia mais do que 30 minutos la. Aconteceu que tinha dois “gerentes” atendendo e tive que esperar por 1 hora e 13 minutos para ser atendido, mais cerca de 15 minutos para o gerente completar o atendimento.
Enquanto isso, meu pai teve que tomar atrasado o remédio para dor que ele deveria tomar de hora em hora. Ou seja, o banco, por não respeitar a lei e me atender atrasado, fez meu pai sentir dor, alem de correr o risco de acontecer algo grave com ele e não ter a quem socorrer.
A questão que você precisa entender e que existem pessoas com JUSTIFICATIVAS validas para não poder sair de casa ou não poder passar a tarde sentado no ar-condicionado do banco, e pessoas com situações que só podem ser resolvidas PESSOALMENTE com o gerente ou com o caixa. E nessas pessoas que você tem que pensar e eh provavelmente por causa dessas pessoas que a lei existe.
O que você quis dizer na sua frase basicamente eh que como tem pessoas que poderiam resolver no caixa eletrônico mas não resolvem, todas as outras pessoas deveriam aceitar a espera de bom grado por que podem esperar sentados e no ar-condicionado.
Como vc falou alguns caso… Ex, hoje estou aqui pra efetuar um pagamento e trocar um cheque. Devido ao valor devo efetuar esse pagamento no caixa. Cheguei no Banco as 10h30… Já são 12h10. E ainda não fui atendido. Eae…
Fazer oq?
Porém cidadão, a escolha do cliente é livre se existem caixas eletronicos e os guiches que ambos fazem o mesmo tipo de atemdimento então o cliente é livre pra escolher a de sua preferencia e é obrigação da agencia atender o que é lei Assim como o cliente….
Pare de justificar, pois com os bilhões que oa bancos ganham eles poderiam dobrar o quadro de atendentes nos guiches..