Adicional de 25% na aposentadoria: quem tem direito?
Artigo atualizado em 28/08/2018
Sumário
1) Introdução
2) Benefício negado pode ser conquistado na Justiça
3) Valor pode exceder o teto do INSS
4) Conclusão
5) Fundamentos de Direito
1) Introdução
A Lei estabelece um adicional de 25% no valor da aposentadoria de pessoas que necessitem de auxílio permanente de terceiros para os atos básicos da vida diária (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se, etc.).
Tal adicional também é conhecido por “acréscimo de grande invalidez”, pois não se trata somente de uma invalidez para o trabalho, mas também para os atos básicos da vida humana.
Entretanto, o INSS concede este adicional apenas para as aposentadorias por invalidez, o negando no caso de outras aposentadorias (por idade, por tempo de contribuição, etc.).
O INSS faz isso porque a Lei 8.213/91, equivocadamente, menciona apenas a aposentadoria por invalidez em seu artigo 45.
Apesar da previsão legal ser expressa apenas para os casos de aposentadoria por invalidez, há muito tempo os advogados previdenciaristas vêm lutando para que tal acréscimo seja também devido para outros tipos de aposentadoria.
Isso porque entende-se que fere o princípio da igualdade tratar de forma desigual, sem um justo motivo, pessoas em situação semelhante. Ainda mais quando se considera que pessoas que se aposentaram por idade ou por tempo de contribuição, por exemplo, contribuíram para o INSS possivelmente por muito mais tempo do que quem se aposenta por invalidez.
2) Benefício negado pode ser conquistado na Justiça
Aposentados por idade ou por tempo de contribuição pelo INSS, que comprovem a necessidade de acompanhamento permanente, podem conquistar, na Justiça, o direito ao adicional de 25% na aposentadoria.
A Justiça não deve fazer diferença entre o aposentado por invalidez que necessita de auxílio permanente de terceiro e outro aposentado por qualquer modalidade de aposentadoria que passe a sofrer de doença que lhe torne incapaz de cuidar-se sozinho.
No dia 22/08/2018 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) fixou a seguinte tese (julgamento do tema 982):
“Comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiro, é devido o acréscimo de 25%, previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, a todas as modalidades de aposentadoria.”
A tese foi fixada em recurso repetitivo e deverá ter aplicação em todas as instâncias da Justiça, nos termos do art. 1.039 do CPC. No entanto, é possível que o INSS recorra ao STF.
Lembrando: o adicional de 25% não deve ser limitado à aposentadoria por invalidez.
Em 2016, a TNU (Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais) já havia firmado entendimento favorável ao segurado (Processo nº 5000890-49.2014.4.04.7133 / RS)
3) Valor pode exceder o teto do INSS
É importante ressaltar que o adicional de 25% é devido mesmo que o valor da aposentadoria já atinja o limite máximo pago pela Previdência Social.
4) Conclusão
Assim, terá direito ao adicional de 25% na aposentadoria a pessoa que:
- For aposentada pelo INSS em qualquer modalidade de aposentadoria;
- For portadora de “grande invalidez”, ou seja, necessitar de auxílio permanente de terceiros para os atos básicos da vida diária (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se, etc.).
Além disso, o adicional de 25% na aposentadoria será devido ainda que o valor da benefício ultrapasse o teto do INSS.
5) Fundamentos de Direito
Lei 8.213/91, Art. 45. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).
Parágrafo único. O acréscimo de que trata este artigo:
a) será devido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo legal;
b) será recalculado quando o benefício que lhe deu origem for reajustado;
c) cessará com a morte do aposentado, não sendo incorporável ao valor da pensão.
Tema 982 do STJ – REsp 1648305/RS | REsp 1720805/RJ
PEDIDO DE UNIFORMIZAÇÃO NACIONAL INTERPOSTO PELA PARTE AUTORA. TEMA AFETADO COMO REPRESENTATIVO DA CONTROVÉRSIA. PREVIDENCIÁRIO. ADICIONAL DE 25% PREVISTO NO ART. 45 DA LEI 8.213/91. EXTENSÃO À APOSENTADORIA POR IDADE E POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. CABIMENTO. APLICAÇÃO AO CASO CONCRETO. QUESTÃO DE ORDEM 20. PROVIMENTO PARCIAL DO INCIDENTE. RETORNO À TR DE ORIGEM PARA ADOÇÃO DA TESE E CONSEQUENTE ADEQUAÇÃO.
(TNU, representetivo de controvérsia nº 5000890-49.2014.4.04.7133/RS, Relator Sérgio Murilo Wanderley Queiroga, Data de Publicação: 12/05/2016).
FONTES:
Adicional de 25% deve ser pago a todo aposentado que precise da ajuda permanente de terceiros;
Alessandra Strazzi
Advogada | OAB/SP 321.795
Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão! Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.
Boa tarde Dra
Meu pai servidor público municipal aposentado por invalidez permanente.
Sei que ele tem direito ao adicional do acréscimo de 25% pois ele tem Alzheimer e sofreu um avc.
Procurei o órgão municipal e no RPPS
não tem nada sobre acréscimo
Porém o INSS da o direito
O que devo fazer neste caso?
Me aposentei em 03/1998 na proporcional, recebendo 75% do teto, hoje recebo 30 % do teto, cabe recurso?
Boa Tarde
Eu me acidentei com uma ferramenta de trabalho e acabei muntalandonga parte do polegar esquerdo, Sempre fui contribuinte do INSS, porém na ocasião estava a mais de 2 anos desempregado e sem fazer contribuição com inss, dei entrada na solicitação de benefício, porém foi dado por indeferido devido o tempo sem contribuição,Gostaria de saber se consigo algum recurso a algum tipo de beneficio .Obrigado
Paulo, precisaria verificar se você realmente não tinha qualidade de segurado. Existem algumas exceções que fazem o período de graça se estender. Recomendo consultar um(a) advogado(a) especialista em direito previdenciário de sua confiança.
Olá Dra. Alessandra.
Vi muitos casos aqui de relatos de pessoas aposentadas.
Meu pergunta é a seguinte: a partir de que momento deve-se pedir a aposentadoria, especificamente nos casos de Parkinsonismo.
Assim que descobrimos o diagnóstico podemos dar entrada na aposentadoria. Neste caso, estou em plena idade laboral ainda.
São muitas perguntas e dúvidas. Por onde começar?
Grato.
Boa tarde Dra.
Minha sogra é aposentada por tempo de contribuição porém a 03 anos sofreu 3 avcs a qual consegue andar se alimentar porém não pode de forma alguma ficar sozinha e não consegue manipular nada para comer pois troca tudo e com isso poderá se machucar se deixarmos ela sozinha… dentro a este fato poderemos recorrer a este aumento em sua aposentadoria… pois assim supriria um pouco do valores pagos a terceiros para manter alguém para olha-la
Boa noite!
Meu primo é autista e nunca recebeu nenhum benéfico. Hoje, com 32 anos, ele pode receber retroativo? A contar de quando?
Fiz cirurgia cardíaca e fique como sequela um derrame pleural, tenho direito a acréscimo de benefício?
ola meu nome e iraci ,me aposentei por tempo de contribuiçao da pessoa com deficiençia, visao monocular, gostaria de saber se poderei ter direito a acrescimo de 25% na aposentadoria
0la boa tarde sou mae de um cadeirante ele aposentou por invalidez .vem incluso no beneficio dele os 25% porem ñ vejo q me serve pois somente da pra depesas dele com plano de saude pensao pois ele tem uma filha eu gostaria de saber se ha a possibilidade de eu ter uma aposentadoria pois ñ consigo mais trabalhar ele passa por muitos problemas dr saude e preciso acompanhalo e ficar internada com ele em hospitais.
Tem após da entrada na ação, entretanto, os valores retroativos, não terá direito!
Boa noite depois de aposentada me tornei cadeirante preciso de terceiro para me movimentar sou aposentada da união tenho direito a 25 por cento de acréscimo na aposentadoria?
Minha mãe hoje com 80 anos acometida por ALZHEIMER desde os 70 anos, ela é pensionista (Meu pai faleceu há 35 anos atras) posso pedir os 25% no aumento da pensão dela?
Boa noie!
Meu nome é André e tenho meu pai, aposentado pelo INSS por tempo de serviço.
Sofre de Depressão, diagnosticado apos a primeira tentativa de auto extermínio em 2016…
Muita coisa aconteceu durante o período de janeiro de 2016 até hj, o mesmo continua sendo assistido pelo mesmo psiquiatra desde janeiro de 2016, mes a mes, com o mesmo CID constatado em laudos… Inclusive com Interdição autorizada pelo MPMG (Processo negado da minha parte) e com avaliações (2) Psiquiátricas, feito por profissional capacitado do MPMG.
Cuido dele a 3 anos, ele tem direito ao benefício? Vale a pena acionar a justiça?
Boa noite André, pelo que você expos, acredito que vale a pena acionar a justiça para obter o abono de 25% sobre o beneficio de aposentadoria.
Boa sorte!
Minha mãe trabalhava no estado sofreu um acidente e vive em estado vegetativo e se aposentou por invalidez mas tive q largar emprego e tudo pra cuidar dela ela tem direito ao acréscimo de 25% ?
Meu pai é aposentado por tempo de contribuição hoje está com Alzheimer ele tem direto ao 25%?
Olá,meu pai trabalhou 20 anos no serviço funerário do município de São Paulo, completou 70 anos e pediu aposentadoria, mais perdeu todos os benefícios do contra cheque, antes da aposentadoria 3200;00 em média, com a aposentadoria 910,00 menos que salário mínimo, está passando muitas dificuldades,podemos pedir alguma revisão? Pode tirar dúvidas ? Será que tem como reverter esta situação?
Excelente artigo Dra., uma pena que o STF vai usar a questão econômica para barrar isso tb, como já está fazendo =/, a pessoa paga o INSS a vida toda e quando precisa não tem nada.
Dra. Alessandra, minha irma aposentada, com 72 anos, vem sofrendo com úlcera há dois anos e meio, isso limita muito a vida dela, sem condições físicas, continua lecionando piano em casa para complementar a renda que é de um salário mínimo, com tantos gastos que o problema gera, vive com dificuldade. Seria possível conseguir um reajuste no benfício?
Meu esposo é funcionário público federal ,aposentado e é portador do Mal de Parkison.Ele tem direito aos 25% ?
Só aposentado por invades só amputado e preciso da ajuda todos os dias da minha esposa para Romário banho para comer não tenho muita cordenacao motora por conta do remédio ante deprecivo então petguntu tenho direito…
Onde devo ir pra fazer o pedido dos 25%
Você pode pedir diretamente em uma agência do INSS.
Paciente em uso de oxigênio 24 horas tem direito a acréscimo de 25%
Minha dúvida é se o aposentado rural por tempo de contribuição, mas que esta com Alzheimer tem direito aos 25%?Pois sei que os juízes estão liberando para aqueles idosos que não foram aposentados por invalidez, a dúvida é se foi aposentado rural, tem direito também??
Janete, temos que aguardar a decisão do STF sobre esta matéria. Mas, se o trabalhador urbano tiver direito, o rural também tem.
https://www.conjur.com.br/2019-mar-12/stf-suspende-tramitacao-processos-adicional-aposentados
E agora com a suspensão do STF temos que aguardar, né, Alessandra.
Sim, todos os processos desta matéria foram suspensos.
Dra., Boa noite!
Sabe informar se o acréscimo de 25% vale para aposentados por invalidez pelo sp prev ? Funcionários do estado de sp, estatutários…
Se sim, sabe se pode ser diretamente na justiça ou deve ser formulado requerimento administrativo junto ao spprev antes ?
Obrigado.
Boa noite! Meu esposo tem câncer no fígado,foi diagnosticado como maligno. E ele já e aposentado,ele tem direito às 25%.
Trabalhei anos no mercado financeiro.
Me aposentei e comecei a sentir falta da adrenalina.
Hoje voltei a operar no mercado de forex e binárias.
Não consigo ficar parado, mas trabalho em casa ou de qualquer lugar.
Sempre gosto de ver novas ideias. Parabéns, continue assim e sucesso pra você.
Abraço.
Obrigada, Sr. Osvaldo! Abraços!
Esses 25% de acréscimo pode ser pedido por portador de hv. Aposentadoo n pela patologia e sim por tempo de contribuição .
Alexandra minha mae é aposentada federal é do ministério da saúde.Ela tem alzaymer e esta em uma casa de idosos.gostaria de saber se consigo esse auxilio de 25% para ela,pois a clinica sobe o valor todo ano e o salario dela já não dá para pagar tenho que completar com minha renda.
Boa tarde, meu pai sofreu enfarto e fez ponte safena e ainda é diabetico e faz hemodialise 3x por semana resulmindo necessita de mim para tudo, gostaria de saber se ele tem o direito aos 25%, ele ja é aposentado por invalidez
Pode ser que sim, Paula. Recomendo procurar um advogado para te ajudar.
Por gentileza gostaria de uma informação, meu irmão ficou cego devido glaucoma, entrou com pedido de aposentadoria com todos os laudos médicos, o juiz autorizou mas o INSS indeferiu porque ele mora com minha mãe que é aposentada por idade. o que ele deve fazer? pode entrar com novo pedido?
Minha mae tem auzaimer e 88 anos nao faz nada sozinha minha irmã mora com ela e a cuida como a im bebê pois ela nao toma banho não come não troca a roupa. Não faz nada sozinha. Ela ganha pensão por morte do meu pai e é aposentada por idade será que tem direito aos 25% da previdência?
Vera, eu entendo que sim. Mas isso ainda está sendo discutido no STF. Recomendo procurar um advogado previdenciario.
Boa tarde ! Meu esposo é aposentado por invalidez por causar de artrose no joelho. Agora ele está fazendo tratamento de hemodiálise e é precisa de alguem para acompanhar. No caso ele teria direito ao 25%?
Bom dia já muitos anos que tenho marcapasso e sou aposentada só que gasto muito com consultas e remédio gostaria de saber se posso receber estes 25/ para ajudar nas despesas médicas. Tem como você me dar uma luz neste caso
Provavelmente não, Maria. Recomendo procurar um advogado especialista em direito previdenciário para te ajudar com seu caso, ok?
meu padrasto morreu tinhas uns quase 20 anos de contribuicao mas tava ha quase 3 anos sem contribuir sem registro minha mae tem direito ha alguma pensao
oi boa tarde,meu pai foi aposentado por idade mas a um ano atrás sofreu um AVC e ficou totalmente paralisado do lado esquerdo do seu corpo, Precisando assim de ajuda pra tudo no seu dia a dia, além desse problema ele perdeu quase 100% da visão ficando ainda mais difícil cuidar-se sozinho.Nesse caso ele tem direito aos 25% de acréscimo?minha mãe cuida dele mas ela tá doente e ainda não conseguiu sua aposentadoria também, e só o dele não da pra pagar uma ajudante.
Boa noite! Meu filho foi aposentado por invalidez. Na última perícia, o perito concedeu os 25% e o mesmo aparece no resultado da perícia. Já se passaram 3 meses e não houve alteração no valor do benefício dele. Ele tem que passar por outra perícia de novo para solicitar os 25%? O resultado da perícia atualizado ainda consta a concessão de 25%
Dionisia, vá até uma agência do INSS com documentos e pergunte o que está acontecendo.
Minha sogra passou a morar com a gente depois que ela adoeceu…encontra-se acamada e sou eu quem cuida dela a maior parte do tempo…só fosseso ela, blz..mas tenho outros 4fillhos…um de 12, outro de 5 anos e um casal de gêmeos, atualmente com 4meses…
Pedi pra meu marido que deixasse o emprego pra me ajudar, pois só pra mim fica muito difícil…pois os irmãos dele não ajudam
Gostaria de saber como proceder
Boa noite poderia me tirar uma dúvida , meu pai deixou a uma pensão por morte pra minha mãe a 9 anos, vou colocar marcapasso e sou aposentado por invalidez eu posso requer pensão por morte nos dias de hoje estando nessa situação pois e tudo muito caro consultas e pago aluguel, poderia me orientar
Vanderson, só existiria a possibilidade de direito à pensão por morte se você já estivesse incapaz na data do óbito do seu pai.
Dionisía, como ficou seu caso?
Tenho caso igual o seu que o perito solicitou o adicional de 25% e depois de 4 meses deu que o INSS deferiu mas até agora não veio esse adicional.
Poderia me dizer como terminou seu caso? Obg
Paula, você conseguiu resolver? estou com o mesmo problema. Aguardo retorno
Oi Dionisíaco, seu filho conseguiu receber o adicional de 25% que foi solicitado pelo perito do INSS?
Tenho interesse em saber como ficou sua situação , pois tenho um caso na família, exatamente como do seu filho e já se passaram 12 meses e nada foi resolvido.
Agradeço se puder me responder!
Oi Dionísios, como ficou o caso do seu filho, gostaria de saber, pois temos um caso na família exatamente igual o seu!
Agradeço se puder me responder!
Olá Doutora!!
Meu pai é aposentado por invalidez.
No entanto, agora ele foi acometido por leucemia, ficando totalmente dependente de terceiros.
Ele tem direito aos 25% mesmo nao sendo a doença que o levou a aposentadoria?
Tem sim, Cleusa. Recomendo procurar um advogado especialista em direito previdenciário para te ajudar com seu caso, ok?
Boa noite, uma conhecida minha teve a pericia aprovada para receber os 25 por cento, no entanto até agora não veio um centavo, pq ? Precisa procurar uma agência do inss,ou estão suspensos os pagamentos dos 25 por cento a aposentados? O q fazer? Aguardar? Sendo q o perito ja lhe deu o direito?
Quais são os documentos que o procurador precisa levar ?
lindo trabalho, parabéns sou seu fã.
Obrigada, Ubiratan! Via de regra, os documentos necessários são: documento pessoal do segurado, documento pessoal do procurador, procuração, exames médicos, etc.
Boa tarde Alessandra
Minha mãe tem mal de Alzheimer e por este motivo contratei uma cuidadora pois trabalho fora. Neste caso ela teria direito a este 25%?
Lembrando que a cuidadora por problema no serviço anterior não pode me dar a carteira para assinar. Mesmo assim posso solicitar este adicional ?
Se ela for aposentada pelo INSS, sim.
Sou aposentado pela Polícia Militar de São Paulo, inválido, cadeirante e necessito cuidador, como recorrer?
Wilson, Recomendo procurar um advogado especialista em RPPS para te ajudar com seu caso, ok?
Boa Tarde! Dra
Saiu munha aposentadoria por idade agora em 30/08/2018, fui aposentada com 01 salario minimo.
Agora neste mês descobri que estou com cancêr – colo-retal ., posso pedir revisão?
meu pai e aposentado peio inss há 15 anos ,porem nos últimos 2 anos adiquiriu a doença ELA ,ele tem direito a 25% na aposentadoria
Talvez Iraci, se ele estiver totalmente incapaz para suas atividades diárias. Recomendo procurar um advogado, ok?
B dia Dr.
Então o ano passado passei por vários processos de internação derrame pleural, trombólise, tuberculose sangue grosso penamonia e foi também aumentado meu pulmão. Eu posso aposentar pegando esses 25/0 cento. Estou sem condições de trabalho derrame pleural voltou.
Silvana, só tem direito ao adicional de 25% quem não consegue nem cuidar das próprias necessidades básicas, como vestir-se, tomar banho, alimentar-se, etc. Se for seu caso, recomendo procurar um advogado previdenciarista de sua confiança para te ajudar com o caso.
Meu esposo faz hemodiálise ele tem direito a 25% sera que consegue porque eu trabalho
Sou aposentada por invalidez pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro, diagnóstico de Esclerose Múltipla, tenho cuidadora 24horas.
Tenho direito aos 25%?
sou deficiente fisico, sem condições de locomoção e necessito de cadeira de rodas para me locomover tendo para isso dois cuidadores de idosos que ficam comigo, um a\o dia e outro na noite. Minha aposentadoria é pelo InstituTo de PREVIDENCIA DO ESTADO DO RN. Pergunto: A lei beneficia somente os aposentados do INSS? obrigado. espero resposta.
Dra. Boa tarde, meu pai era servidor público do inss, aposentado por tempo de serviço, hoje ela está com uma síndrome que o impossíbilita. Gostaria de saber se ele tem direito a esse acréscimo de 25%.
Boa Noite Doutora. Meu pai se aposentou por invalidez no ano de 2007 e até hoje ele está acometido com uma doença chamada de ulcera venosa, ele tem um ferimento enorme na perna e perdeu o Tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um tendão da perna posterior, com a perda de centímetros de uma das pernas, no caso ele anda com ajuda e precisa de ajuda todos os dias para se fazer curativos, (Já que os postos publicos se negam a tratar dos curativos por falta de funcionários) não temos como pagar uma enfermeira, no caso minha mãe faz.
Gostaria de saber se é possivel correr atrás desse adicional de 25%?
A Doutora me indicaria procurar o INSS? E se eles recusarem? pois meu pai está claramente dentro dessa lei, temos laudos e laudos médicos do SUS. poisele se aposentou por invalidez e de tanto trabalhar acabou chegando nessa situação lamentável.
Aguardo contato!
Gabriel, se ele precisa de ajuda de terceiro o tempo todo para realizar as atividades mais básicas da vida humana, como vestir e alimentar-se, por exemplo, ele tem direito ao adicional, na minha opinião. Se o INSS negar, recomendo procurar um advogado especialista em direito previdenciário para te auxiliar. Abraços e boa sorte com seu caso!
Boa Tarde Dr. Alessandra.
Parabéns pelo seu artigo.
Minha avó tem 87 anos aposentou por tempo de contribuição e idade. Possui mal de alzheimer e depende de cuidadoras para tudo desde alimentação, banho, qualquer atividade por mais simples que seja.
Devemos entrar na justiça para requerer esse direito ou aguardar o recurso do INSS primeiro?
Obrigado pela atenção.
Recomendo já entrar na justiça.
quero saber se tenho direito aos 25% sou aposentado pelo estado da bahia e não mim aposentei pelo inss.
Sou aposentado por invalidez desde 2008 (doença de parkinson). Em Abril de 2018 fui convocado para fazer pericia. A perita viu minhas condições e como eu ja havia solicitado os 25% ha uns 2 anos só q havia sido indeferido, ela solicitou os 25% nessa pericia. O resultado saiu dia 31 de agosto de 2018 sendo deferido o pedido, porém nem no pagamento de setembro nem no de outubro veio o valor corrigido. Minha duvida é, quanto tempo demora para atualizar o valor?
Boa noite, Leone!
Poderia me informar como ficou sua situação junto ao INSS?
Temos um caso igual ao seu na nossa família e inclusive sem nenhuma alguma.
Te agradeço muito se puder me orientar como procedeu.
Obg
Boa tarde. Tenho próximas a mim duas pessoas às quais o adicional ao benefício seria de imensa importância.
Uma delas está diagnosticada com alzheimer, e está institucionalizada, pois já não consegue mais realizar as atividades cotidianas. Ela é beneficiária de pensão por morte. Será que há chance para concessão do adicional?
O outro caso é de uma senhora que recebe benefício social de um salário, pois é idosa e não possui renda. Após a concessão do benefício sobreveio o diagnóstico de câncer. ela teria como pleitear o acréscimo dos 25%?
Ana, no caso do benefício assistencial, não é cabível o adicional de 25%. Agora, na pensão por morte, existem discussões. A decisão do STJ não falou sobre isso, então ainda está em aberto.
Boa tarde ,minha mãe é funcionária pública estadias do Ceará – está aposentada por tempo e idade de serviço . Agora ela está muito doente com tuberculose e caiu quebrou a bacia esta operada do fêmur e muito magra , por conta disso tudo não tem como ela ficar sem uma pessoa cuidado dela ,nem anda mais . Queria saber se posso solicitar do estado os 25% se adicional na aposentadoria dela ? Ou essa lei só vale para os aposentados do INSS ? Por favor me oriente como devo fazer .
Silana, precisaria ver o que diz a lei do regime próprio dela…
Bom dia , meu avô recebe 2 aposentadorias de um salario minimo cada , é aposentado do inss por tempo de serviço ligamos para o inss e eles afirmam que é somente por invalides, ele depende de mim e da minha mae pra tudo tem mal de alzheimer, depressão e outras doenças mais já tem 88 anos não consegui caminhar sozinho tem que ter acompanhamento 24 horas.
-Gostaria de saber como posso proceder se a própria previdência nega o direito ?
-E se caso em batalha judicial tenhamos exito o acréscimo seria apenas a aposentadoria dele.
O INSS não vai reconhecer nunca o adicional para outras aposentadorias que não a invalidez… vai precisar de ação judicial mesmo, infelizmente.
Boa Tarde Drª.! Preciso do indeferimento do INSS para entrar com ação judicial???
Não necessariamente. Escrevi um artigo sobre isso: https://www.desmistificando.com.br/previo-requerimento-administrativo/
Bom dia, Dra. Alessandra.
Meu pai possui uma tutela antecipada favorável e recebe já há mais de um ano o adicional de 25%, porém o processo está suspenso. Com essa decisão já podemos pedir prosseguimento do feito ou teremos que aguardar para ver se o INSS irá recorrer? Gostaria de orientação sobre como proceder. Obrigada
Na minha opinião, já poderia pedir o prosseguimento do feito. Mas muitos juízes entendem que tem que esperar transitar em julgado.
Minha mãe é dependente e necessita de ajuda para todos os requisitos em questão, ela recebe um benefício do LOAS. Este benefício do LOAS entra no direito deste acréscimo de 25% ?
Não, o LOAS nunca tem direito ao adicional de 25%.
Boa tarde Dra tenho a curutela da minha irma pois quando criança ela teve miningite e paralisia infantil, ela não e aposentada,ela recebe 1 salario de pensão da minha mãe e 1 do meu pai os dois por morte, posso solicitar os 25% sendo que ela depende de alguem para cuidar dela
Maria, a questão do adicional de 25% para quem recebe pensão por morte ainda não está muito bem resolvida… recomendo procurar um advogado especialista em direito previdenciário de sua confiança.
Meu marido é totalmente dependente de mim pra tudo,ele tem o direito dos 25% por centro
Sr.ª Fabiana, é possível que sim, se ele for aposentado. Tem que juntar laudos e documentos médicos para ajudar a provar isso, ok?
PARABÉNS PELA DISPOSIÇÃO EM AUXILIAREM A TODOS. PARABÉNS!!!!
Obrigada 🙂
Boa tarde Alessandra.
Minha mãe recebe uma assistência do INSS, por idade. Atualmente está com 84 anos, mas em junho de 2017 ela teve um surto alucinógeno e logo a seguir foi diagnosticada com o mal de Alzheimer + Uma demência.
A partir de então passou a necessitar de cuidados 100% do tempo, para todas as funções, inclusive: Alimentar-se, higienizar-se, tomar medicações, se vestir…em fim.
Para que eu possa solicitar a majoração do Benefício dela, será necessário a interdição judicial dela?
Ou eu mesma levando ela ao INSS (Agendando no 135), consigo solicitar?
Débora, o INSS só concede o adicional de 25% para quem tem aposentadoria por invalidez. Para as demais aposentadorias é preciso entrar com uma ação na Justiça, infelizmente. Procure um advogado especialista em Direito Previdenciário de sua confiança. Abraços e boa sorte com seu caso!
BOM DIA! MINHA TIA E APOSENTA RURAL, É IDOSA TEM 89 ANOS E FOU DIAGNOTICADA COM CANCER, ELA PRECISA DE OUTRA PESSOA PARA SE LOCOMOVER, NESSE CASO ELA TEM DIRITO AO ADICIONAL DOS DOS 25%
Eu entendo que sim.
Bom dia! Minha mãe é pensionista do meu falecido pai que era funcionário federal do ministério da fazenda e hoje ela e acamada com alzaimer, parkison e muitas escaras … ela tem direito aos 25% por ser pensionista de funcionário federal?
Carla, a aposentadoria da sua mãe deve ser Regime Próprio. Vai precisar ver se a Lei que rege esse regime prevê este adicional.
Drs. Bom Dia
Meu pai é aposentado por invalidez desde 2012. Hoje ele esta com 70 anos e problema dele só agravou , nos últimos 3 anos ele vem sofrendo muito com desgastes no quadril, fez a cirurgia e colocou prótese recentemente, porem ele depende de uma pessoas para fazer as refeições, ajuda-lo no banho, se vestir e para caminhar até o quintal. Ele perde as forças das pernas na maioria das vezes. Então precisa desta ajuda diariamente.
Pelo perfil dele, teria direito aos 25% adicionais?
agradeço a atenção.
Fernanda, eu acredito que sim. Mas ele vai precisar passar por uma perícia médica. Se o INSS negar, é possível tentar via judicial. Boa sorte com seu caso!
Dra. Alessandra. Minha mãe recebe pensão por morte e aposentadoria por idade. Tem 85 anos e depende totalmente de alguém para realizar qualquer atividade, inclusive as pessoais. Foi diagnosticada com demência, e ainda possui descolamento de retina o que a impossibilita de locomoção por conta da pouca visão. Te pergunto: neste caso é possível solicitar o acréscimo de 25% já que possui a pensão por morte e a aposentadoria por idade? O valor para cada é de um salário mínimo. Obrigada
Marcia, para a aposentadoria é possível, sim. Já a pensão por morte, não temos muitas decisões a respeito… Não dá para garantir, mas é possível tentar.
Boa tarde, Dr Alessandra,
Esta também é a minha dúvida. O fato de receber aposentadoria e pensão restringe o direito aos 25% pra quem depende de cuidador. Ou posso requerer esse aumento na aposentadoria.
Gloriete, o fato de uma pessoa receber pensão por morte e aposentadoria não impede o adicional de 25% na sua aposentadoria, não.
Boa tarde, Alessandra! Como podemos fazer prova da necessidade de se ter cuidador? E se a pessoa é idosa e nao consefue mais assinar documentos e tal. É necessário fazer a sua interdição para posteriormente ser representada por seus filhos na ação do adicional de 25%?
Mônica, essa prova se faz com documentos médicos (laudos, exames, receituários, etc). E quem verifica isso é o perito médico (do INSS ou do juízo, a depender do caso). Sobre a procuração, é necessária uma procuração pública (em SP, procuração pública para fins previdenciários pode ser gratuita – ja escrevi um artigo sobre isso no blog Desmistificando).
Boa noite, me chamo Marcos e a minha pergunta é o seguinte:
Tenho a curatela da minha irmã e recebo o salário dela pelo INSS , eu tenho o direito deste aumento de 25%?
Primeiro, tem que ver qual tipo de benefício ela recebe, pois alguns não geram este direito. Segundo, quem tem direito a esse aumento é ela e não você.
Minha mãe é pensionista de meu pai já falecido. ela recebe essa pensão mas agora necessita de cuidados especiais. ela tem esse direito?
Paulo, a lei não fala nada, mas nós, advogados previdenciaristas, estamos defendendo que sim.
Acredito que não, pois o texto se refere ao aposentado e nao ao pensionosta
Jose gostaria de saber se entro nesse lista dos deficiente
fui aposentado por invalides no artigo 32 ou 91 onde não posso trabalha registrado ,poi sou deficiente por perda da mão esquerda onde foi amputada queri saber se tenho direito também pois recebo só um salario minimo desde 2095 favor me orientar tenho 66 anos.
Minha mãe é aposentada como Professora pelo Estado do Rio Grande do Sul, ela depende de terceiros, tem direito a receber 25% de assistência.
Jorge, tem que ver se a Lei que rege esse Regime tem essa previsão…
Meu nome e gloria
Sou aposentada com um salario
sou portadora de marcapasso tive
um infarto, tenho direito de receber
esse 25/% por cento?
Como faço para requerer esse adicional de 25%, para um idoso aposentado rural? Sofreu AVC e necessita de uma pessoa permanentemente para cuidar dele. Qual ação devo ingressar?
Thamara, veja este artigo que eu publiquei no meu outro blog: https://www.desmistificando.com.br/acrescimo-de-25-na-aposentadoria-nao-limita-invalidez/
independe de ser o regime geral ou o do servidor público? Pelo mesmo principio da isonomia? tem obtido sucesso. a unica tese seria da isonomia e esta e a lei 8213?
RPPS precisa ver se a Lei que rege o regime prevê o adicional…
Boa Tarde Dra. Alessandra
Fui policial Militar entre os anos de 1979 a 1994. Minha classe trabalhadora, segundo as Leis no Rio Grande do Sul, precisa de obter tempo hábil, em 30 anos de efetivo serviço pra ter direito a aposentadoria. Ouvi dizer que por ter sido Policial Militar tenho acrescido de 40% no tempo para contar para aposentaria. logo meu tempo que foi de 15 anos de efetivo serviço seria acrescido em 6 anos. Isso é verdade. Se for como faço para averba-lo?
Desde já agradeço sua resposta.
Alex Moraes -Distrito Federal
Alex, esse adicional de 40% a gente aplica no cálculo do tempo de contribuição quando está aproveitando um tempo especial para uma aposentadoria comum.
Sou professor da rede estadual a 24 anos e nos ultimos 5 anos adquiri parkinson, estou pleiteando minha aposentadoria por invalidez (devido rigidez muscular, tremor e dicçao baixa), gostaria de saber se terei direito aos 25% a mais na aposentadoria? devo entrar com liminar solicitando?
Sr. Ademir, se o Sr. precisar de ajuda permanente de terceiro para as atividades básicas da vida humana, como comer, vestir-se, etc., sim.
Bom dia Doutora, gostaria de saber se o benefício é extensivo também em casos de pensão por morte, já que o atual beneficiário no caso a viúva é que esta com a doença.
Olá, tenho 24 anos, minha mae era aposentada por invalidez com 25% para acompanhante, devido a um cancer terminal, recentemente faleceu devido a doença, somente eu filha dela cuidava dela, gostaria de saber se tenho algum direito a continuar recebendo o beneficio ou algum outro auxilio?
Bom dia eu levei um acidente e fiquei paraplégico eu tenho direito aus 25%
Gostaria de saber se meu filho também tem direito ,a esse acréscimo na aposentadoria, ele é um policial militar reformado por invalidez permanente ,a seguella é uma emeplegia direita, e perdeu a fala , precisa de ajuda para comer tomar banho e anda com muita dificuldade ,e precisa de alguém para levado as terapia, sou Genny mãe e curadora dele agradeço atenção por uma resposta
bom dia meu nome e paulo tive um acidente…perdi minhas perna acima do joelho .. gostaria de sabe se eu tenho direito a receber 25% na minha aposentadoria por invalides
Boa tarde,
Minha esposa perdeu a visão, devido as complicações do diabetes, hoje faz hemodialise, é renal cronica, e aposentou por invalidez, solicitei os 25% em cima da aposentadoria já por duas vezes e o INSS deu pau, gostaria de saber se ela tem direito ou não e como recorrer a essa decisão. Ela depende totalmente d e,mim para tudo, banho, ir ao medico, fazer as alimentações enfim.
Sou grato pela ajuda.
Att;
Givaldo Carvalho
Boa noite.
Aos aposentados rural também é possível o aumento de 25% no valor do benefício?
meu irmão e paralitico nato hoje com 69 anosrecebe uma peçao alimentica do meu pai já falecido ele depende de cuidados 24 horas ele tem direito aos 25 por cento no salario mesmo sendo do IPSEMG
bom dia Dra. Alessandra,meu irmão é aposentado desde 2005,ocorreu que ao fazer uma biópisia na garganta por erro médico,ficou sem oxigênio por 20 min e chegou no Grau Closs 8,ocorrendo 50% do cérebro parou de funcionar.
hoje dia 07/04/2017 faz 5 meses que está vegetativo,o hospital deu alta e enviou para casa. só tem ele e a esposa (empregada doméstica autônoma).
qual o procedimento para solicitar este auxilio 25% se Ele é incapaz ficando somente vegetando na cama e minha cunhada não pode trabalhar?
precisa de advogado ou tem como entrar com documentação no inss(tenho laudo do erro médico). atenciosamente. LUIZ NIRO
Meu amigo boa noite, você pode ir com estes documentos direto ao INSS para tentar resolver este acréscimo, caso seja negado procure um advogado que saiba de direito previdenciário para lhe ajudar.
Abraços
Vinicius Fonseca
OAB/RJ 203.192
Boa noite Dra!
meu pai é aposentado por invalidez devido à uma sequela de AVC, é diabético e usa marca-passo devido à um infarte . Gostaria de saber se ele tem direito aos 25% de acréscimo sobre o benefício
bom dia dra! meu é aposentado por tempo de serviço e a cinco anos é portador de esclerose lateral amiotrofica e já está bem avançado, ele tem direito ao adicional de 25% mesmo recebendo o teto
Neste caso é necessário procurar um especialista previdenciário caso não consiga resolver no INSS
BOA NOITE!
Sou aposentado por invalidez desde 2006, pois fiz um primeiro transplantes de órgãos dublo e novamente estou fazendo HEMODIALISE, e tenho que levar sempre um acompanhante por causas das recaídas que podem acontecer ao sai de uma sessão de HEMODIALISE! Eu tenho direito aos 25% de acréscimo como proceder por favor ficarei muito agradecido desde já agradeço atenção dada
Olá me aposentei com 48 anos por tempo de serviço teno 61 tenho direito a está diferença meu nome é Márcio
Meu processo está parada há anos e o meu advogado sumiu,os telefones que me passou,nenhum atende.Tenho o recibo de pagamento.Como posso proceder? desde já,obrigado.
Boa noite!
Verifique em seus documentos o número da OAB do advogado e consulte no site da OAB do seu Estado.
Boa noite doutora meu sogro recebe bpc é impossibilitado das suas atividades.
Depende do filho tem 73 de idade.
Gostaria de saber se é posivel alterar para aposentadoria por invalidez com os 25% a mais por dependencia de cuidador permanente?
Att .pamela.
Boa tarde, Dra. Alessandra,
Miha mãe preencheu o requerimento do acréscimo de 25%, ela cuida de minha tia que é inválida. Há 11 anos ela teve que parar de vtrabalhar para poder cuidar desta tia. Neste caso ao receber este aumento, ela terá direito a solicitar o valor retroativo ao tempo em que ela não sabia e não recebia este benefício?
Desde já agradeço pela atenção.
Daniela Pereira
MINHA MÃE TEM ALZAIHER A 8 ANOS.QUE TOMA CONTA DELA É MINHA IRMÃ QUE LARGOU O SERVIÇO
PARA FAZER ESTA FUNÇÃO. SÃO MUITOS REMÉDIOS.
Olá.
Moro com meus pais.
Minhas dúvidas são:
Meu pai tem problema auditivo, utiliza aparelho nos dois ouvidos, mas se aposentou por tempo de trabalho, ele teria direito aos 25%?
Minha mãe foi diagnosticada no final de 2016 com artrite, mas ela vai se aposentar por idade esse ano, ela pode requerer esses 25%?
Atualmente estou desempregada, mas eu ajudo nos afazeres domésticos sempre, pois devido as dores causadas pela doença minha mãe não consegue desempenhar atividades simples, eu teria direito a algum benefício para pagar uma acompanhante, para que eu possa voltar a trabalhar?
Obrigada.
Bom dia,minha mãe teve avc,ela pagou pouco tempo o INSS,ficou com o movimento da mão esquerda prejudicado, não consegue fechar o zíper dá calça sozinha,quero saber se há algum benefício que eu possa requerer pra ela.
Olá Dr! Meu pai e aposentado por tempo de serviço teve câncer de intestino que foi operado agora está com Tumor avançado de estômago c metastase no fígado avançado não tem condições de fazer nenhum tipo tratamento somente paliativo devido a condição de saúde( anemia grave que nessesita de transfusão sangüínea para conseguir se locomover) ele tem direito aos 25% do INSS?
Sou filha única trabalho na área da saúde ha 18 anospor acaso eu teria como pedir minha aposentadoria especial para cuidar da minha mae que tem mal de Parkinson e necessita de cuidados 24 horas por dia?
Minha irmã é pensionista do INSS por invalidez. Ele tem problemas mentais e como tenho a curatela dela, tenho que tomar conta dela. Ela precisa de cuidados 24 horas por dia, não tem como deixar ela sozinha, pois pode se ferir ou causar acidentes. Desde de que assumi a curatela, não consegui mais trabalhar porque ela depende completamente da minha ajuda. Com os anos, o psiquiatra explicou que o problema vai agravando e torna-se cada vez mais agressiva. Gostaria de saber se no caso dela, tem direito aos 25% no aumento da pensão dela. Obrigada.
Boa noite, Dra. Alessandra,
Gostaria de esclarecer uma dúvida, com relação à possibilidade jurídica do pedido. Fui aposentado por invalidez. Servidor público federal. Aposentadoria integral, pois ingressei em abril/2002. Tenho esclerose lateral amiotrófica (paralisia permanente) e necessito de cuidador profissional. Existe na jurisprudência algum caso de estensão por equiparação do acréscimo de 25% para aposentado pelo regime próprio?
Desde já agradeço pela atenção.
Vagner Fiorini
Boa tarde Dra. Minha mãe tem 80 anos e é pensionista do INSS desde 1982. Ela é deficiente visual total, problemas degenerativos na coluna, nervo ciático e as poucas vezes que se locomove é através de cadeira de rodas.Ela tem direito a este auxílio de 25%?
Olá, minha irmã tinha síndrome de Down e recebia uma pensão mas ela faleceu, minha mãe parou de trabalhar para cuidar dela minha mãe tem 53 anos ela tem direito a algum benefício?
Prezada,
O auxílio é concedido também para pensionista ?
O idoso que tem outra fonte de renda também tem direito ?
Obrigada
Oi Dr gostaria de saber se o salário do loas da minha filha aumenta tbm o salário de 880,00 pra 937,00
Dra Boa Tarde,
eu recebo auxilio doença desde fev 2014 pois fui acometida de cancer no pulmao. eu ja tinha saido do meu emprego anterior fazia 11 meses entao entrei ainda com autonoma mas pegando o historio dos meus ultimos empregos.
continuei fazendo tratamento e agora em set de 2016 retirei o pulmao e fiquei somente com um. Fora isso fiquei com taquicardia. gostaria de saber se em janeiro quando eu for novamente no inss posso pedir minha aposentadoria por invalidez visto que nao consigo mais desenvolver varias atividades.
Minha filha tem uma doença genética ela recebe o benefício do inss, mais gostaria de saber se ela tem direito a receber essa ajuda de custo de 25%.
Boa tarde tudo bem? Gostaria de saber se eu que sou pensionista do sigepe vê meu marido era aposentado por invalidez,tenho direito a alguma dessas concessões de pagamento de vpi entre outras? Sou pensionista desde março de 2010. Obrigada.
Olá,
Meu pai é aposentado por invalidez (doença de parkison), pela prefeitura de São Paulo. O acréscimo de 25/ estende se tambem a ele?
Obrigada
Boa tarde Dra. eu cuido da minha sogra que é aposentada, e ela mora comigo e meu esposo,e não posso trabalhar,porque ela depende de mim pra tudo,é cega de um olho, e o outro enxerga pouco, e é hipertensa,toma pisicóticos, será que posso entrar com o pedido de 25% na aposentadoria dela?
Boa tarde!
Meu nome é Silvana, sou aposentada a quase 17 anos por invalidez acidentária, e agora fui diagnosticada com Cancêr de mama e gostaria de sua orientação de como eu conseguir esses 25% se tenho o direito, pois moro sozinha não tenho filhos e para todos os exames , consultas e quimios tenho que ter acompanhante o tempo todo, aguardo um retorno e muito grata.
Tenho 81 anos, e me aposentei com 56 anos, depois de contribuir por 38 anos e 9 meses para o INSS. Sofri há 6 anos atrás de um avc que me deixou incapacitado de andar e efetuar outros serviços. Será que tenho direito a esse acréscimo de 25% na aposentadoria. Recebo pouco mais de dois salários mínimos, e além de um cuidador ,ainda gasto mais de 600,00 com remédios. Como devo fazer para conseguir esse acréscimo na aposentadoria.
M aposentei a 2 meses por artrite reumatoide pago plano d saude particular . Com a aposentadoria por invalidez ..nao muda nada no convenio tenho q continuar pagando normal.
No caso de a pessoa que recebeu seguro até Fevereiro 2016 estará segurada até Fevereiro 2017, porém em Novembro arruma emprego registrado continuará na qualidade de segurado devido ao pagamento do inss. Como fazer para pagar a contribuição retroativa para o inss da data do desemprego até a contratação do novo emprego. Porque pelo que sei só pode ser pago retroativo quando está na qualidade de segurado. E qual o prazo.
Olá Boa Tarde!
Meu nome é Silvana há 16 anos estou aposentada por invalidez , moro sozinha e agora foi diagnosticado um câncer tipo 2 de mama , para td tenho que tenho que ter um acompanhante , exames, quimio etc. Gostaria de saber se me encaixo nesse direito dos 25%. caso eu me encaixe como devo fazer?? Muito Obrigada
Meu filho é autista recebe amparo social ele tem direito a esse acréscimo de 25% ? .gostaria de saber se quando for pedir minha aposentaria se vou perder o amparo social?
Dra….minha sogra tem 81 anos e teve CA de mama e fez uma mastectomia…ela teria direito ao aumento de 25% na sua aposentadoria
Eu tenho uma irmã (deficiente mental) de 18 anos que recebe um benefício de um salário mínimo do INSS e precisa de acompanhamento constante, pois ela não come nem toma banho sozinha, por isso precisa de acompanhamento constante. Inclusive, pagamos aluguel de 300,00, fora agua e luz ainda. Será que nesse caso também tem direito ao acréscimo de 25%?
Minha mãe tem 83 anos e há 10 tem Mal Alzheimer. Cuido dela há 8 anos, 24 hs por dia. Ela é aposentada por idade e recebe uma pensão por morte do meu padrasto. Gostaria de saber se após seu falecimento eu tenho direito a uma pensão, pois tenho 54 anos, solteira sem filhos e tb fora do mercado de trabalho. Vivemos desses benefícios. Obrigada.
parabéns dra alessandra.
Obrigada, Nivaldo! 🙂
Minha mãe é aposentada por invalides ela tem cirrose hepática causada por virus c e ela precisa de alguem pra acompanha-la em tudo por que ela não pode andar sozinha e será que ela tem este direito.
Acho que meu email foi errado
Boa noite.
Meu pai tem câncer no osso(perna)e esta com metástase não está conseguindo se locomor sozinho e necessita de ajuda até pra tomar banho. Fui ao inss e eles falaram que ele não tem direito porque ele não é aposentado por invalidez. O que faço?
Dra. Boa noite!
Minha avó é pensionista, e eu trabalho e contribuo para o inss, porém minha avó foi diagnosticada, há uma semana com o mal de alzheimer a impossibilitando de ficar sozinha em casa. Existe algum auxílio, ou algum tipo de aposentadoria para mim, que eu pudesse receber INSS para tomar conta da minha avó? uma vez eu saindo do emprego para ficar exclusivamente com ela e já que eu contribuo?
Obrigada.
INCAPACIDADE E DEPENDÊNCIA POR TEMPO LIMITADO OU AINDA INDEFINIDO, COMO TRATAMENTO DE UM CÂNCER QUE, POR HORA, DEIXA O PACIENTE SEM PODER CAMINHAR, PODE PERCEBER ESTE ADICIONAL?
Boa Noite Dra Alessandra, Gostaria de uma orientação, minha Sogra é aposentada do INSS recebendo mensalmente 01 salário mínimo. Ela foi acometida por Mal Parkinson, aproximadamente Há 10 anos, agora está em estágio avançado, o que já afetou completamente a sua fala, marcha e capacidade mental, dependendo 100% de cuidados de terceiros. Ela tem direito ao adicional de 25% nos seus vencimentos? Em caso positivo devemos fazer a solicitação administrativamente ou por via judicial? As comprovações da dependência podem ser por Laudos médicos associados com registros de cuidadores , ou somente dos laudos médicos? Atualmente esta com 04 médicos assistentes sendo um Neurologista, um clínico um psiquiatra e um cardiologista, visto que , houve complicações graves cardiológicas por causa da doença. No aguardo de um posicionamento agradeço-vos desde já. ATT Eduardo Cardoso
Boa tarde.
Acabei de perde meu pai quarta feira agora, ele era aposentado a 21 anos por tempo de carteira assinada. Sou filha única e sai do serviço para cuidar deles, pq minha mãe não recebe benefício nenhum mas faz dois anos que ela caiu doente tbm, ela faz hemodiálise e tem um câncer crônico. Eu consigo adicionar esses 25% pq agora não vou poder deixar minha mãe sozinha?
Depois do meu acidente fiquei paraplégico, a Prefeitura onde trabalhava me aposentou por invalidez, tenho direito a esses 25% mesmo não sendo pelo INSS?
Boa tarde.Meu nome é Helena.
Sou aposentada por D.P.O.C grave e Efizema pulmonar a mais de seis anos.
Faço uso contínuo de oxigênio (24 horas .)
Todos os médicos e laboratórios onde faço exames,exigem acompanhante .inclusive estou fazendo exames preliminares para fila de transplante pulmonar no incor.Tb.exigem cuidador.do contrário nem serei atendida.
O INSS me negou o acréscimo.Pedi novamente.Estou na dúvida se tenho esse direito.Por favor,vc pode me dar seu parecer?
Tenho DPOC classe IV D.
Desde já agradeço.
Sr.ª Maria Helena, o seu caso me parece ser sim de acréscimo. Procure um advogado especialista em Direito Previdenciário aí na sua cidade para ele fazer o pedido na Justiça, ok? Abraços!
Eu trabalho carteira assinada recebo1.252 reais tenho 3filhos um dos meus filhos tem Cid10(54.4) cegueira no olho esquerdo e tem apenas 9anos de idade comecei a acompanhar a na funad sou mãe solteira e arco com as despesas da casa posso tentar o bpc ?
Dra. Alessandra, parabéns pelo artigo, sem dúvidas um dos melhores que achei.
Você poderia me dizer se alguém que recebe LOAS teria direito a este acréscimo?
Não tem, não, João.
Dra. No caso da pessoa ser servidor público estadual?vale apena entrar na justiça…?
O portador de deficiência mental severa que recebe a pensão por morte do pai tem direito a receber o adicional de 25% ?
minha mae tem 87 anos, esta aposentada por idade, esta com alzaimer, parkeson e demencia, esta interditada, sou sua curadora.
entrei na justica especial federal civel para requerer o aumento de 25% no beneficio na posentadoria do INSS, e recebi uma carta com o resultado improcedente.
minha mae nao teria esse diraito?
Ola Drs Advogados eu tenho minha sogra eu cuido dela já a 5 anos acamada e n se mexe na cama n fala tem que ter uma pessoa todo o dia e a noite cuidando dela, ela tem mal de hausaimer avançado e eu gostaria de saber se posso pedir essa porcentagem e qto tempo leva para vim isso e se eu recebe dos 5 anos ou isso começa vim depois q eles liberarem la qdo eu provar q ela n esta mais em condiçoes de nada,se tiver resposta ficarei muito grata. boa tarde.
Ola Dra. Minha sogra e aposentada por invalidez a mais de 1 ano por causa de artrose nas articulacoes. Ela esta esperando para fazer uma cirurgia para colocar protese no joelho que estaentortando a cada dia mais. Ela nao pode sair sozinha e nao consegue cuidar da casa (ela mora sozinha) . Por isso tem uma filha que mesmo sendo casada e morando em outra cidade proxima esta sempre com ela auxiliando. Sera que ela tem esse direito? Como ela poderia solicitar esse acrescimo? Obrigada!
Tenho uma filha especial tenho direito esse 25%
Bom dia Dra. Alessandra,
Meu pai foi diagnosticado com Alzheimer a uns 4 anos…Ele é aposentado (servidor público estadual – SP).
Ele necessita de cuidadores, para higiene pessoal, etc, e está com um agravante….a bexiga parou de funcionar, portanto tem que utilizar sonda de 3 a 4 vezes por dia.
Será que ele tem direito aos 25% a mais na aposentadoria?
Pensionistas que têm necessidade de um acompanhamento por causa da demência senil também têm direito aos 25% adicionais?
Sou filha adotiva e cuido da minha mãe com alzheimer ela tem 87 anos é aposentada, posso receber o benefício?
Como devo proceder?
Dra.Alessandra tenho uma filha especial se eu assinar minha carteira perco o benefício dela, mas será que ela tem o direito à esses 25% em cima do salário, pois nem pagar o inss eu não posso se não perco quem consegui viver com salário mínimo.
Dra, cuido de minha sogra que tem 94 anos e é aposentada por tempo de contribuição. Procurei o INSS e me disseram q ela não tem direito . Lendo o artigo vi que ela tem direito se eu recorrer a justiça. qual passo a passo que tenho que seguir para conseguir o benefício para ela. Ela recebe salário mínimo e toma vários medicamentos, usa fraldas e como eu trabalho fora tenho q pagar uma pessoa para ficar c ela no meu horário de trabalho. Me ajude por favor. Moro em Contagem MG.
Rosangela, eu aconselho você a procurar um advogado especializado em direito previdenciário aí na sua cidade, ok? Ele vai poder entrar com este pedido na Justiça para você. Abraços!
Dra Alessandra, fui aposentada por invalidez, por transtorno bipolar com transtorno psicotico. tomo muitos remedios que me deixam sem forças para fazer nada. nao saio de casa para nada, só ando com acompanhante,minha comida é feita pela minha filha e ela me coloca o prato nas maõs, nao tomo banho sozinha, ela tem que me colocar no banheiro, e o roupao me seca sozinho. será que tenho direito a 25% de ajuda de acmpanhante que no caso é minha filha? me responda por favor. obrigado
Eliete, me parece que sim. Vale a tentativa. Procure um advogado especialista em Direito Previdenciário. Abraços e boa sorte!
Amputados tem direito aos 25 % a mais na aposentadoria?
Boa tarde doutora.
Primeiramente parabéns pelo excelente informativo.
Gostaria de saber se esse beneficio se estende aos aposentados servidores estaduais que recebem aposentadorias estaduais ?
Obrigado.
Ola,tenho 42 anos, estou aposentada por invalidez, em regime estatutario municipal ha 6 meses, motivo doença de parkinson, tenho direito aos 25%? diagnostico da doença ha 3 anos, recebo 1 salario minimo. Obrigada,
Bom dia Alessandra,
Minha mãe é professora aposentada (estado de São Paulo) por tempo de Serviço. Ela está aposentada, desde 1991.
Em 05/09/2013 ela sofreu um AVC, mas durante esses três anos, eu e meus irmãos nos revezamos e cuidamos dela. Porém o quadro dela tem se agravado, e os gastos estão aumentando, gostaria de saber se ela tem direito a esse benefício.
Meu pai é deficiente desde os dois anos de idade, hoje ele mora sozinho e ainda paga uma pensão. Ele tem direito aos 25%? Ele recebe um salário ( benefício).
Gostaria de saber, se é possível aplicar esse art. 45 da lei 8.213/91 (acréscimo de 25%) para Pensionista com Regime Próprio da Previdência dos Servidores Estaduais, tem como premissa a Lei mais benéfica??
Minha cunhada cuida da filha especial, totalmente dependente, que ganha benefício. Ela também tem direito aos 25%? Porque a menina não foi aposentada ao invés de beneficiada uma vez que o caso é irreversível? Obrigada!
Boa tarde!
É possível um incapaz (paralisia cerebral com comprometimento motor e area da linguagem , depende para necessidades fisiológicas) que recebia BPC e passou a receber pensão por morte de genitora, ter direito aos 25% de adicional para acompanhante?
Tenho idosa pensionista que sofreu um acidente automotivo e um AVC a seguir não anda e nem fala essa pessoa tem direito ao acrescimo de 25% na aposentadoria?
Olá!
Meu pai se aposentou por tempo de serviço, alguns anos depois teve Glaucoma e ficou cego por completo. Hoje ele mora comigo eu cuido dele. Ele tem direito aos 25%?
Obrigada!
Sheila, é o que eu expliquei no artigo: alguns juízes entendem que sim e outros, que não. Não existe uma resposta definitiva. Vale a pena tentar.
Oi Alessandra.
Tenho uma dúvida.
Minha avó não é aposentada, ela recebe pensão por morte do meu avô, porém divide a pensão com outra mulher (longa história…)! Gostria de saber se ela também tem direito ao adicional de 25% por necessitar de acompanhamento de terceiro diariamente (em razão do mal de alzheimer)????????????
Bruniara, olá! Nunca vi nenhum julgado favorável nesse sentido. Nada impede de tentar, mas acredito que não.
Há algum impeditivo de pedir o adicional de 25% para quem tem aposentadoria por idade e recebe pensão por morte?
Bom dia Dr.ª! Tenho uma dúvida quanto ao adicional de 25% aos aposentados que necessitam da ajuda de terceiros. Quantos aos aposentados do INSS é pacífico o entendimento e ao direito garantido. Mas se ele for aposentado por regime próprio de previdência, um aposentado do Estado? Aqui em SC o IPREV não prevê esse benefício ao aposentado, mesmo que por invalidez! A pergunta é: Cabe uma tese de que se não há legislação específica que fale sobre certo assunto (25%), buscarmos subsídios na legislação federal (art. 45 da Lei 8.213/91)? Sereia necessário o Mandado de Injunção ou uma simples ação ordinária? É uma dúvida minha que se possível beneficiaria muitos aposentado nessa precária situação e que não são beneficiados pelos fundos de previdência próprios. Desde já grato pela atenção. Um forte abraço. Claudio
Claudio, eu nunca estudei este aspecto em detalhes, mas me parece que o que você está falando faz sentido. Acho melhor você conversar com alguém especialista em RPPS. Abraços!
Boa tarde, Dra.
O que fazer quando o INSS recusa a protocolizar o pedido de um aposetado por idade, mas que depende do auxílio permanente de outra pessoa, sob o argumento de que tal benefício é exclusivo a quem fora aposentado por invalidez?
Márcio, tem que entrar com uma ação judicial contra o INSS na Justiça Federal. Procure um advogado especialista em Direito Previdenciário para auxiliá-lo! Abraços!
Boa tarde minha avó é aposentada por idade hoje está com 80 anos e foi detectado mal de alzheimer ela tem direito aos 25% e como devo proceder junto ao INSS.
Prezados colegas, tenho duas dúvidas:
1) O disposto se aplica aos aposentados em Regime Estadual?
2) Caso a resposta anterior seja positiva, ainda que o aposentado receba mais que 1 salário mínimo tem direito ao adicional de 25%?
Obrigada!
boa noite Dra, sou aposentada a 2 anos por invalidez por deficiencia mental esquizofrenia f20.0 e f32.2, Agora entrei com pedido dos 25% do acompanhante. Quanto tempo eles demoram para aprovar e se eu tenho direito? Obrigada! helena
minha mae recebe pensao do meu pai falecido ela tem mau de alzemeir esta precisando de acompanhate para tudo banho alimentar de tudo perdeu a visao super dependente
Bom dia! Meu pai era funcionário do INSS, ou seja, ele era estatutário, e foi aposentado por invalidez (Alzeimer). Gostaria de saber se ele tem direito a esses 25% adicional, atualmente ele tem 2 cuidadoras?
boa noite sou portador de distrofia muscular progreciva/degeneraçao muscular,sou aposentado por invalides por causa dessa doença,sera que tenho direito?meu nome RICARDO.
Prezados boa tarde. Meu marido é aposentado desde 1993 sofreu derrame em 2000 e agora perdeu toda mobilidade.Como faço pára tentar receber os 25/?
Mirza, será preciso entrar com uma ação contra o INSS na Justiça Federa. Procure um advogado previdenciarista para te ajudar! Abraços!
Boa tarde Dra. Alessandra
Minha mãe é aposentada pelo IAMSPE e é totalmente dependente com duas cuidadoras. Ela tem Alzheimer, parkinson no lado direito e em 2015, fraturou o fêmur e não anda mais. Ela tem o direito aos 25%, mesmo tendo a aposentadoria de meu pai já falecido? Qual o 1º passo a seguir. Obrigada.
Boa noite, onde solicito este aumento para aposentadoria por idade, junto ao INSS ou diretamente por açao judicial. E o que poderá servir como prova para comprovaçao do acompanhamento integral.
Diretamente por ação judicial.
BOA TARDE
TENHO CÂNCER DE PRÓSTATA ESTOU EM TRATAMENTO E TENHO TODOS OS EXAMES.POSSO REQUERER OS 25% NA MINHA APOSENTADORIA?
Sr. Carlos Alberto, só tem direito a este acréscimo quem precisa de ajuda para as coisas mais básicas, como tomar banho, comer, etc.
A minha mãe recebe um benefício por morte do meu pai que era aposentado por invalidez e ela hoje está necessitando de cuidados 24 horas devido a doença de alza, nesse caso ela teria direito a esses 25%?
Não existe previsão legal para isso eu nunca vi nenhum juiz conceder. Mas eu não conheço todas as decisões do Brasil, então recomendo que procure um advogado previdenciarista aí na sua cidade para auxiliá-la! Abraços!
Boa tarde, minha mãe é aposentada por invalidez pois ela tem esquizofrenia e a doença dela não tem reversão. Atualmente ela recebe somente a aposentadoria. A mesma reside em um lar pois necessita de cuidados e não pode ficar sozinha. Ela tem direito a esse aumento de 25%? O lar cobra dois salários e meio, tem algum meio do governo arcar com esta diferença? Aguardo vosso retorno.
André, talvez ela consiga sim este acréscimo de 25%. Faça o requerimento ao INSS. Se não der certo, procure um advogado. Abraços!
Boa noite Dra. Minha tia foi diagnosticada com adenocarcinoma de pulmão irradiado para o SNC, a irmã e minha avó dão assistência 24 para todos os cuidados, tipo banho, alimentação etc… esse mesma pessoa já á aposentada, ela pode requerer esses 25%?
sentada
Boa tarde Dra. Minha mãe tem 57 anos e é portadora do Parkinson a 11 anos e foi aposentada por invalidez. Eu sou o responsável por ela. Ela tem direito a esse acréscimo em sua aposentadoria? E como faço para proceder?
Carlos, talvez ela tenha sim, mas quem tem que ver isso é um médico. O primeiro passo é você fazer esse requerimento ao INSS, direto em uma agência. Abraços!
Boa noite doutora sou aposentado por invalidez por cardiopatia grave estou na fila pra transplante cardíaco moro sozinho nesse cito diariamente de uma pessoa para fazer as coisas me acompanhar ao médico não posso ficar só sinto muita falta de ar tenho direito aos 25%
Bom dia! Minha mãe é pensionista a 17 anos e neste mesmo período sofreu um AVC que paralisou um dos membros superiores e inferiores, além da dificuldade na fala e raciocínio, tem 75 anos de idade e depende de cuidados.Pergunto, a lei a que se refere abrange este caso em comento, tenho respaldo para travar uma briga judicial? Desde já agradeço pela oportunidade e aguardo uma resposta (sugestão).
Sr. Marcelo, nunca vi nenhuma decisão favorável nesses casos.
Bom dia Dra.
Sou aposentado por “grande invalidez” desde 2014 pela justiça federal.
Gostaria de saber se há algum problema para minha renovação da habilitação.E se isso pode comprometer de alguma maneira minha aposentadoria.
Grato
Boa tarde. Estive lendo o artigo e achei muito bem elaborado e de facil entendimento. Meu irmao de 28 anos é interditado pela justiça ha 6 anos e recebe um beneficio de auxilio doença do inss de 1 salario minimo.minha mae de 51 anos é a curadora dele e nao trabalha pra lhe fazer companhia constante. Este acrescimo de 25% vale para o caso dele?
Alessandro, isso depende do caso. Para ter direito a este benefício, a pessoa precisa de ajuda para as coisas mais básicas da vida, como tomar banho, alimentar-se, vestir-se, etc.
Doutora, boa tarde.
Minha sogra é aposentada por invalidez, e utiliza duas muletas para sua locomoção. Necessita de ajuda para caminhar sozinha, principalmente na rua.
Ela pediu os 25%, mas recebemos a carta de indeferido, sendo justificado o indeferimento no art.45 da lei 8213/91 (entretanto, ao ler o artigo, entendo que é um artigo, o qual explica que mesmo que ela se encontre nas opções citadas, ela possui direito.
Ela possui muitos laudos, vive no médico, e o médico perito não olhou nenhum laudo, somente deitou em uma cama e disse pra aguardar a carta.
Sou aluna de Serviço Social, e gostaria muito de entender, e como devo preceder, sabendo que a justificativa da carta não foi uma justificativa real, ou seja, o médico tomou decisões pessoais, sem avaliar o próprio histórico da mesma. Preciso de um help.
Muito obrigada!
Amanda, o adicional de 25% é devido para as pessoas que não conseguem fazer as coisas mais básicas da vida, como alimenta-se, vestir-se, banhar-se, essas coisas. Se for o caso, você pode entrar com uma ação contra o INSS na Justiça Federal.
Bom dia! Tenho lido os artigos e os comentários, porém não consegui entender ou saber como consigo o benefício (acréscimo de 25% na aposentadoria) para minha mãe.
Tem que ir ao INSS requerer, Eliane.
Tenho uma pensão por invalidez e outra por morte,tenho miopatia congenita Hereditaria,tenho direito a receber os 25% de acréscimo ?
Boa Tarde! Dra. Meu pai é aposentado por invalidez perdeu completamente a audição e necessita sempre de alguém ao lado dele para interpretar o que os outros falam, isto é minha mãe quase sempre o acompanha, banco ou em qualquer outro órgão, seja público ou particular, minha pergunta é ele tem direito ao adicional de 25%? ele acabou de dar entrada e foi negado, e mandaram entrar com processo judicial, o que devo fazer?
A esposa que trabalha e precisa cuidar do esposo aposentado por tempo de contribuição (ele está agora com alzeimer). Pergunto: ela pode receber algum tipo de “auxílio doença” para cuidar do marido em casa?
Meu sogro está aposentado por tempo de contribuição a muito tempo (R$1380,00/mês). Agora foi constatado mau de Alzeimer. A atual esposa dele trabalha como “serviços gerais ” em uma escola e ele está ficando sozinho em casa.Podemos pedir o acréscimo de 25%? Se sim, direto via judicial?
Muito obrigado!!!
Jair, para aposentadoria por tempo de contribuição, a possibilidade deste acréscimo de 25% somente é possível judicialmente.
Doutora,
Se eu conseguir comprovar no próprio INSS que o meu avô está aposentado por idade e necessitando de cuidados permanente de terceiros (por meio de documentos, fotos, testemunhas), o INSS irá deferir esse aumento ou mesmo que evidentes os requisitos para a majoração de 25% o INSS irá negar?
Há possibilidade de conseguir esse adicional de 25% por meio administrativo ou só por via judicial?
Olá, Carlos! Infelizmente, o INSS não reconhece este direito administrativamente…
Sou aposentado e moro na cidade de sousa. estado paraiba e venho, esclarecer algo que esta acontecendo comigo. e o seguinte sou aposentado desde 1996, as alguns anos fiquei incapacitado de falar e andar, ja busquei todos os meios da medicina mais ate o presente não me apresentaram um meio para que eu ,melhore. Então fui ao posto do INSS, e la me disseram que eu não teria direito a esse beneficio do adicional de cuidador porque eu era aposentado por tempo de serviço, e assim eu não teria direito a esse pleito. portanto queria que os senhores me orientasse a que e deveria procurar, para uma soluçõa para o meu caso. atenciosamente agradeco.
e a viúva que recebe pensão pela morte do marido que se encontre nesta situação, também teria direito aos 25%
Sr. Mário, não existe previsão sobre isso. Seria bem difícil conseguir, infelizmente.
Prezada Alessandra! Para não responde na ordem de chegada tem dúvidas acima que são pertinentes e gostaria de compartilhar com os colegas sua orientação.
Como há de se falar em quebra de isonomia? A aposentadoria por idade não se origina do mesmo modo da aposentadoria por invalidades.
TRF4 entende o seguinte: “A falta de igual proteção a outros beneficiários com igual necessidade de assistência não constitui necessária lacuna ou violação da igualdade, pela razoável compreensão de que ao inválido o grau de dependência é diretamente decorrente da doença motivadora do benefício – isto não se dando automaticamente nos demais benefícios previdenciários. (…) A extensão do auxílio financeiro pela assistência ao inválido para outros benefícios previdenciários é critério político, de alteração legislativa, e não efeito de inconstitucionalidade legal”.
Boa tarde Drª Alessandra! Sofri um acidente em 2003 que resultou na amputação de minha perna esquerda. Desde então recebo o auxilio acidente.
Gostaria de saber se de alguma forma consigo aumentar esse benefício em 25% acionando judicialmente? Se sim, quais seriam as tratativas? Agradeço desde já.
Prezada Dra. Alessandra, bom dia! Minha mãe tem 86 anos, é aposentada e há doze anos teve o antebraço direito amputado, por causa de um acidente. Tendo em vista que sua aposentadoria foi “por idade” ela tem direito a esse acréscimo de 25%? Por outro lado, meu pai tem 83 anos, sofre de mal de parkinson e há cerca de dois anos, já não realiza algumas atividades de rotina sozinho, como tomar banho, tomar os remédios sozinho e até mesmo tem dificuldade para caminhar (já não vai à rua sozinho e mesmo em cada faz uso da bengala, depois de diversos tombos). Quem resolve tudo para ele é minha irmã, com auxílio de uma cuidadora. Ele tem direito ao auxílio? Muito obrigada pela sua atenção.
Bom. Meu. Nome. E. Gisele. Spunele. Eu. Tenho. Problemas. De. Nervos. E. Gostaria. De. Saber. Ser. O. Meu. Pai. Sendo. Aposentado. Ser. Ele. Um. Dia. Vier. A. Falta. Quero. Dizer. A. Falecer. Se. Eu. Como. Filho. Dele. Com. Problemas. De. Nervos. E. Tendo. 38. Anos. Se. Isso. Vier. Acontecer. Com. Ele. Se. Eu. Passo. Ate. Direito. A. Aposentadoria. Dele. Bom. O. INSS. Disse. Que. Em. Caso. De. Morte dele. Como. Eu. Sou. Doente. Tenho. Problemas. De. Nervos. Se. Isso. Acontecer. Eu. Tenho. Direito. Pelo. Menos. Foi. Isso. Que. O. Inss. Me. Informou. Quero. Saber. De. Alquem. E. Verdade. O. Nao
Boa noite
Tenho um padrasto com invalidez permanente e minha mãe já possui a curatela dele e tem meu avô de 92 anos, como faço para
Aumento de 25% do valor da Aposentadoria
Prezada, meu avô é aposentado especial e recebe quase o teto do inss, ele foi interditado em 2012, nos autos da decisão judicial possuem os laudos incapacitando para gerir a vida, ele se alimenta enteralmente, via sonda. Não anda, não fala, e tudo depende dos nossos cuidados, cuidados esses que comprovadamente ultrapassam o valor dos seus rendimentos. Solicitamos em 2014 e foi indeferido o auxílio. Agora estou levando o caso a defensoria da união e pretendo ter uma orientação no sentido de que há precedentes nesse caso de aposentadoria especial e se caso deferido , os valores são retroativos a 2014, quando negado pelo inss. Esses casos costumam demorar na tramitacao? E quantas possibilidades de recurso o inss tem? Obrigado!
Minha mãe é invalida.idosa e doente.Ela recebe pensão por morte do meu pai.Ela não é aposentada porque nunca trabalhou com carteira assinada.Eu gostaria de saber se ela tem direito ao adicional de 25% para pagar cuidadoura ?
Sr.ª Angeline, não existe previsão legal para isso e nem decisões judiciais, que eu conheça.
Boa tarde!
Meu nome e Daniele….
Dr, recentemente pedi conta do
meu serviço por conta que minha mãe está muito doente de Alzheimer….e perdeu muito da audição dela….ela está totalmente dependente de mim..ela e aposentada por invalidez..se aposentou muito nova…e depois da velhice piorou com essas doença….gostaria muito de saber se ela tem direito aos 25porcento
Se ela é aposentada por invalidez, pode receber os 25%, sim. Procure um advogado para te ajudar, ok? Abraços!
Bom dia, minha tia recebe o Loas do Inss,depende de minha mãe para tudo, pois não caminha. Ela teria direito? Obrigada
Josiane, no LOAS não é possível este acréscimo de 25%.
Dra. Alessandra: Solicito sua especial deferência para a seguinte situação: minha esposa, com 76 anos, foi servidora pública estadual de São Paulo e é aposentada, recebendo seus proventos pela Previdência Paulista – SPPREV. Tempos atrás, foi diagnosticada como portadora do chamado mal de Alzheimer e necessita de muita medicação controlada e constante acompanhamento, como soe ocorrer com aqueles que sofrem dessa insidiosa doença. A Lei que concede os adicionais de 25% alcança aposentados por outra Previdência oficial que não seja a do INPS ? Respeitosamente,
Olá meu pai é aposentado por idade desde 1995 em 2002 teve um AVC está dependente a 14 anos precisando de ajuda para as nescecidades mais básicas, recebe atualmente 1291,00 reais pára despesa do casal, minha mãe não é aposentada, gostaria de saber como eu faço pra entrar com processo, obrigada.
Sr.ª Mara, olá! Procure um advogado previdenciarista de sua confiança na sua cidade! Abraços!
Bom dia, meu marido foi atropelado a 1 ano, não recebeu o inss pois o patrão não depositou nada. Teremos outra pericia no final do mes. Tenho a guarda dele e ele ficou deficiente mental e físico. Usa fraldas, não anda, não come sozinho. Pediremos a aposentadoria por invalidez, ele teria esses 25%? Muito OBRIGADO
Pode sim.
Meu marido já está aposentado ,mas por tempo de serviço por esse motivo gostaria de saber o que fazer
Elisabete, o INSS não reconhece o direito a esse adicional de 25% na aposentadoria por tempo de serviço. É preciso entrar com um processo na justiça contra o INSS.
Meu esposo teve um infarto no mês de Março e ficou vegetativo gostaria de saber como devo proceder para entrar com o pedido do benefício.
Sou curadora da minha mãe ela tem Alzheimer e deixei de trabalhar para ser cuidadora dela no entanto ela recebe uma aposentadoria de 880,00 e só de aluguel pago 688,00 mais luz agua
É todos as necessidades dela alimentação, remedios, produtos de higiene, fraldas. Será q vc pode me informar se ela tem direito a esse acréscimo? Obgada
Meu amigo teve a perna amputada por doença circulatória. Ele era professor e já tinha uma aposentadoria por tempo de serviço e outra agora por invalidez. Ele tem doença cardíaca grave. Ele pode receber este adicional ? Ele não poderia ter isenção no imposto de renda?
Boa noite
Sou o mariano
Eu tenho visão monocular e tenho 24 anos de contribuição ao inss será q posso pagar a prividencia e agregar para pedir aposentadoria especial?
E também eu tenho direito ao BPC?
Como faço pra dar entrada nesse beneficio?
Sem mais aguardo R=
Dra. meu esposo sofre de f20 e aposentou-se a 5 anos,mas infelizmente há um ano perdeu o discernimento da vida, depende de todos para tomar remédios,e alguns momentos para ser alimentado, pois não lembra de quase nada.Necessito de alguém para acompanhá-lo,porque trabalho para ajudar nas despesas.Gostaria de saber como faço para fazer a petição para adquirir os direitos dentro da lei.
Abraços
Ane
Cris, você precisa ir até uma agência do INSS e fazer o requerimento deste adicional de 25%. Neste caso, não é necessário agendamento. Na agência, eles devem te orientar sobre a forma de requerimento. Se, depois que você fizer o pedido ao INSS, eles negarem, você ainda pode tentar o adicional através de um processo judicial.
DRª, por gentileza, e se se ele for aposentado por regime próprio de previdência, tem direito? Meu pai teve um AVC, eu cuido dele tem 3 anos, ele é funcionário publico federal aposentado.
Minha mãe tem cardiomeupatia congestiva é portadora de marca-passo não pode ficar sosinha e não pode fazer qualquer serviço
Doméstico ela recebe menos de um salário minimo ainda tem dos remedio que ela precisa tomar continuamente e a farmácia popular não fornece como faço para consegui os 25%
Sr.ª Luiza, procure um advogado previdenciarista de sua confiança ou a defensoria pública, se você não puder pagar um advogado particular. Cada caso é um caso e deve ser analisado em detalhes.
e os assistidos em asilo, tem esse direito garantido ?
Depende do caso, Lu! Tem que analisar cada caso.
Bom dia Alessandra.
Você recomendaria entrar direto com ação na justiça ou primeiro anexar a carta de indeferimento no INSS.
Estou com um caso no escritório de acréscimo de 25% na Aposentadoria por Tempo.
Melina, no caso de ser aposentadoria diferente de aposentadoria por invalidez, não precisa do requerimento administrativo. Abraços!
Você recomenda fazer um parágrafo justificando o porque de “não ter anexado a negativa do inss”?
Desde já muito obrigada
É interessante, sim.
meu pai tem mal de parkinson a 17 anos ele e aposentado por invalides o salario e 3,400,00 reais ele não anda sozinho não fala direito ate a camisa tem que auguem tem ajuda a vesti.sera que tem direito ao 25%.
Sr. Francisco, eu entendo que ele tem direito ao acréscimo, sim.
Abraços!
meu vizinho teve avc a 8 anos era cuidado pela esposa mais acabou de ficar viuvo. ele depende de uma pessoa 24hs por dia para auxilia~lo, ele tem 70 anos, ele tem direito ao 25% de reajuste no salario? ele ficou com paralesia no membro inferior e superior esquerdo
Sr.ª Eliane, eu precisaria analisar o caso certinho para responder com certeza, mas me parece que sim.
Olá doutora! Tenho um irmão que é epilético, ele mora sozinho,agora ele estar com dificuldades de cozinhar limpar a casa , enfim tudo que ele fazia. Eu trabalho cuidado dos meus netos, não tenho tempo para cuidar dele.ele é aposentado por invalidez ganha o salário mínimo paga aluguel,água,luz.enfin o dinheiro não sobra para pagar uma pessoa para cuidar da casa .gostaria de saber se há condição dele receber esse auxilio? Quais o caminho que devo entrar para conseguir esse auxilio?
drª sou policial militar do RN , fui reformado ( alienação mental cid F20 )e interditado , minha mae é curadora , tenho direito a 25 por cento
Sr. Laercio, se o Sr. precisa de alguém o tempo todo para auxiliá-lo (por exemplo: para ajudar nas coisas mais básicas da vida, como tomar banho, comer, etc.), é possível sim conseguir este adicional. Também é preciso verificar qual o seu regime de previdência e se nele existe a previsão deste adicional.
muito obrigado dra ALESSANDRA , no estatuto dos pms do estado do rn , eu verifiquei e tenho esse direito , a senhora nao pode pegar o meu caso , e gostaria de saber se é muito complicado pra dar entrada e receber esse direito
Boa tarde, gostaria de saber se quem recebe a aposentadoria por invalidez com pensão por morte tem direito ao adicional de 25%
Se a pessoa tiver o que chamamos de “grande invalidez”, sim.
meu irmao e pencionista por morte e invalidez, o mesmo tem direito a 25% do salario?
GOSTARIA DE SABER SE O SERVIDOR PÚBLICO TEM DIREITO AO ACRÉSCIMO DOS 25%, EM SENDO CONSIDERADO DEPENDENTE DA ASSISTÊNCIA PERMANENTE DE OUTRA PESSOA?
Cuido de meu pai a 10 anos ele tem 97 abismal temos outra renda ele tem direito aos 25 por cento em sua aposentadoria
Sr.ª Maristela, precisaria analisar o caso concreto para poder responder a esta dúvida. Abraços!
Tenho 44anos e sou aposentada por invalidez desde dezembro 2003 tive 3AVC e depois de 7 anos tive 2 coágulos de TVP (trombose venosa profunda) sou usuária de anticoagulante gostaria de saber se tenho direito dos 25% de acréscimo,já tentei mas sem sucesso o juiz reconheceu a enfermidade porem não reconheceu o aumento pois necessito de fisioterapia motora todos os dias tomo medicamento de uso continuo 3 ansiedade,anticoagulante,para o colesterol tirando a dieta do anticoagulante!me oriente por favor!grata CLAUDIA MARIA
Tbm terá direito os servidores do Estado? Previdência estadual
Precisa analisar a lei.
Meu marido é aposentado por invalidez, por diversas doenças. Ele se aposentou pelo Estado. Ele tem direito de seber o aumento de 25% por ser dependente, mesmo sendo aposentado pelo Estado?
Olá, tenho uma dúvida. No caso de receber a aposentadoria e uma pensão por morte não retira o direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria em caso de invalidez posterior?
Doutora alessandra sou aposentada, por invalides por alguns anos 8 ou 9 anos, com problemas na coluna vervical e lombar, com reumatoide .. isso me dificulta muito meus afazeres domestico comigo, tenho problema no pulmao , sou hipetencia e depressiva ha mais de 20 anos.. um mes atras tive um avc dificultou mais ainda. Dependo de ajuda de alguma pessoa para me auxiliar diariamente, gostaria de saber se neste caso, tenho direito dos 25 por cento de acrescimo do meu lado que no caso e um salario minimo, sendo que meu esposo e cardiopata e gasta uma grande parte da nossa renda, com medicamentos,consultas e fisioterapia junto comigo.. desde ja agradeco.. cecilia
Tenho um filho de 28 anos, ele sofre de transtorno mental esquiso afetivo, ramo da esquizofrenia,gasto em torno de 400 reais por mês só com medicação, mas a renda familiar gira em torno de 5.000. Ele não é considerado apto para o trabalho. Será que não consigo uma ajuda de custo do INSS?
Oi tudo bom,meu pai é aposentado por idade e teve de amputar uma perna agora recentemente nesse caso é só ir no INSS ou tem de entrar com processo judicial?obrigado aguardo sua resposta…
Olhe Meu Filho tem 16 anos e a peçao do pai dele fikou pra ele Mais So que tem como fica permanente por que ele mora mais a minha irma que tem a guarda dee por que eu sou incapacitada pela justiça e tenho meu aposento e moro mais minha tutora ?
Bom dia!!! Minha vó tem 70 anos e é aposentada e a quatro meses ela teve que amputa a perna e depende de alguém para tudo será que ela tem direito a esse acréscimo?? Ela é aposentada por tempo de serviço.
Ola boa tarde meu filho recebe o bpc auxilio doença gostaria de saber se ele tem direito a receber os 25℅ do valor que ele recebe pois moro sozinha não tenho marido e nein ninguém por nos e preciso de uma ajuda ele e especial tem paralisia cerebral
Olá, minha vo é pensionista, e necessita de cuidadores porque tem câncer óssea e idade avançada. Será que ela tem direito? A assistente social do hospital onde ela faz tratamento falou que é só em caso de aposentadoria por invalidez. Como devo proceder pata conseguir o benefício?
Barbara, nesses casos é preciso um processo judicial contra o INSS.
Prezada doutora, Tenho 67 anos,sou aposentada por tempo de serviço desde 1994 e recebo pensão do meu marido que faleceu em 2005. Moro sozinha. Em 2010 fui diagnosticada com mielopatia cervical e lombar (não tenho equilíbrio) uso cadeira de rodas e não consigo girá-la devido a dores e atrofia nas mãos. Gasto muito com com alimentos, remédios, faxineira 2 vezes por semana. Há uns meses o clínico do Posto de Saúde do SUS me encaminhou para fisioterapia na Universidade UNIP, não pago nada mas dificilmente consigo a VAN da prefeitura para me transportar, então tenho que ir e vir de táxi e também tenho que pagar uma acompanhante. Quando sou encaminhada para especialistas (geralmente são em clínicas fora do meu domicilio) também tenho de depender de táxi. Muitas vezes deixei de comparecer porque não tenho dinheiro nem para o táxi e nem para pagar acompanhante. O neurologista já me orientou a não ficar sozinha em casa, mas não tenho condições de pagar uma acompanhante para todos os dias. Gostaria de saber da Dra. se existe a possibilidade de eu conseguir esses 25% pelo menos para me ajudar a pagar táxi (mensalmente seria um gasto de + ou – 200,00) e uma acompanhante permanente (no mínimo 1.200,00 por mês). Aguardo sua resposta, obrigada. Odete
Sr.ª Odete, infelizmente, não há garantias de conseguir este adicional de 25%. Como eu disse no post, a lei aplica-se a quem é aposentador por invalidez. Para outras aposentadorias, apenas mediante um processo judicial… E o entendimento varia de juiz para juiz, entende?
Ola Doutora, tudo bom?…por gentileza, tenho uma vizinha, cujo filho tem paralisia cerebral (nasceu assim), o pai (com letra minuscula mesmo) abandonou a família quando o menino nasceu. (16 anos). Ele recebe BPC. Ouvi alguém dizer que se o responsável for considerado “Curador Especial”, poderia haver um acréscimo de 25% no beneficio do menino. A Senhora conhece essa situação? Ou qual seria o caminho para ajudarmos essa mulher? Muito obrigado pelo blog; ‘e muito bacana, Parabéns!
Obrigada, Marcelo.
No caso de BPC, não existe o acréscimo de 25%, infelizmente.
Boa tarde!
Meu irmão recebe o BPC (deficiencia mental), será que consigo uma ajuda para pagar o aluguel e as contas de luz e água. Pago 480,00 aluguel 176,00 de luz e 45,00 de água, eu não posso sair pra trabalhar, pois não posso deixá-lo sozinho e tenho um filho de 13 anos. Tenho a curatela dele. Preciso muito de um auxílio extra. Obrigada pela att.
Cristina, é necessária análise específica do seu caso para poder responder isso.
Por favor tenho uma deficiência física gostaria de saber se eu tenho direito a aposentadoria só tenho 43anos e a oito anos estou deficiente não consigo trabalhar
Olha, caso vc seja segurada do INSS, pode ser que consiga sim, aposentadoria por invalidez,auxilio acidente ou doença exigem basicamente dois requisitos estar segurda (ter contribuido para a previdência) e ser constatada a incapacidade para o trabalho pela pericia médica. Se nao for seu caso vc ainda pode tentar um BPC que é um benefício concedido aos que nao podem trabalhar e nao são segurados do INSS.
Desejo saber se minha mãe, hoje com 95 anos que precisa de cuidados permanentes e de acompanhante tem direito aos 25 %a créscimo na aposentadoria , no caso dela, pensão?
ola doutora tenho um caso identico 87 anos com pensao de meu pai, com cegueira em ambos olhos e necessita de cuidados especiais por 24 hrs.Aguardo resposta. Obrigado
Olá Tenho uma filha 8anos e já recebo o bpc eu n consigo trabalhar vivo integralmente para cuidar dela.Ela é totalmente depedente sera que eu consigo o acréscimo de 25% ?
Oi meu irmão Gêmeo é deficiente físico e mental. Ele depende de mim pra ser carregado e pra tudo minha mãe é serviços gerais. Eu cuido dele .eu deixei o meu trabalho pra ajudar ela. Porque ela não tem força ela tinha sofrido um acidente vindo do trabalho. Então eu queria perguntar se eu tenho direito de receber alguma coisa. Pois eu não tenho condições pra comprar as coisas pra mim o dinheiro do meu irmão. Não dá pra nada nós temos de pagar luz água e comida.
Tenho uma tia de 87 anos aposentada por invalidez ficou viúva e recebe a pensão do esposo que também era por invalidez. Ela é acamada necessitando de cuidados especiais. Posso requerer este adicional para ela mesmo sendo pensionista.
Tenta pedir o auxílio aluguel na prefeitura da sua cidade
Tenho 66 anos , problemas na coluna lombar e cervical ,artrose nos Joelhos e diabetes tipo 2 , com 12 anos de contribuição para o inss ,posso pedir a minha aposentadoria ?
NA VERDADE, PRECISO SABER COMO ENTRAR COM O PROCESSO PARA PEDIR O ADICIONAL DE 25%, POIS SE TEM QUE PAGAR ALGUM ADV, JÁ COMEÇA NÃO VALER A PENA.SERA QUE EU MESMO POSSO PETICIONAR E ABRIR O PROCESSO?LOGICAMENTE JÁ PROVIDENCIO TODOS OS EXAMES NECESSÁRIOS PARA COMPROVAR ESTA NECESSIDADE.
OLa dr. meu tio ja esta aposentado , e agora perdeu um pe devido a diabete e ele precisa de uma acompanhante permanente .Como faço para ele receber os 25% que ele tem direito?
Não consigo encontrar trabalho de forma alguma….pago aluguel no valor sr $500,00 + mais luz e imposto predial que somaria mais
$ 100,00…poderia obter algum tipo de ajuda o inss…. ou os 25% adicionais…..obrigada.