Resumo
Prospectar clientes é um dos maiores desafios dos advogados, que muitas vezes se sentem inseguros sobre o que a OAB autoriza e quais estratégias realmente funcionam. Neste artigo, abordamos como conseguir mais clientes na advocacia observando as normas da OAB (Código de Ética, Estatuto e Provimento 205/2021), 5 dicas práticas para conquistar clientes através da internet, os diferenciais do marketing de conteúdo jurídico, a importância de analisar onde está seu público-alvo, regras de publicidade pelo WhatsApp, como o Google Ads pode ser um aliado e quais cuidados tomar antes de investir em conteúdos patrocinados (tráfego pago).
1) Como Conseguir Mais Clientes na Advocacia
🤔 Um dos maiores desafios da advocacia com certeza está ligado a como conseguir mais clientes!
De acordo com o Censo Jurídico de 2023, a prospecção de novos contratos está entre os assuntos de mais interesse da classe. E não é para menos, né? A saúde financeira dos escritórios depende disso.
Mas, afinal, como conseguir mais clientes na advocacia?
O marketing jurídico acaba sendo o caminho escolhido pelos advogados para ganhar visibilidade e buscar ampliar a clientela. Mas as regras são rígidas e é necessário tomar cuidado para não ultrapassar os limites.
🤓 Para ajudar nossos leitores a conquistarem mais clientes, vou compartilhar 5 dicas práticas para conquistar clientes na internet sem ofender a OAB.
Entre essas sugestões, vou mostrar como o marketing jurídico de conteúdo é fundamental para alcançar mais pessoas e criar uma imagem de autoridade na sua advocacia.
Quero explicar como estar presente nas redes sociais usadas pelos seus clientes ajuda na prospecção. O WhatsApp e o Google Ads também são aliados muitas vezes esquecidos pelos advogados, por isso vou aproveitar para falar deles.
💰 Para encerrar, vou comentar sobre os conteúdos patrocinados nas plataformas online e nas redes sociais, indicando como usar o tráfego pago de maneira segura e que traga resultados.
Minha ideia é explicar o assunto de forma simples e prática, para você entender quais estratégias são interessantes e avaliar o que faz mais sentido para a realidade atual do seu escritório!
2) Como Conseguir Clientes observando o Código de Ética da OAB
Para evitar problemas com a Ordem e os Tribunais de Ética e Disciplina, você precisa entender como conseguir clientes observando o Código de Ética da OAB. 📜
Também deve respeitar as demais normas, como o Estatuto da OAB e Provimento n. 205/2021. Essas são as 3 principais fontes para consulta do que pode e do que não pode ser feito.
No artigo de hoje, o foco maior será a questão o marketing jurídico e das formas de publicidade permitidas para os advogados.
🧐 Observar as regras que estão contidas nessas disposições é fundamental para prospectar mais clientes de forma ética.
Afinal, de nada adianta você investir em publicidade, entrar em novas campanhas para alavancar a visibilidade da sua advocacia ou produzir conteúdo se isso não respeitar as normas da OAB.
[Obs.: neste artigo eu não vou esgotar todo o assunto das normas éticas de publicidade da OAB. Mas tem muitos artigos gratuitos aqui no blog sobre isso e também meu recente o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online para você se aprofundar na matéria.]
2.1) O que diz o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil
⚖️ Vou começar trazendo para você o que diz o Estatuto da OAB (Lei n. 8.906/1994) sobre a ética do advogado, que deve ser seguida na prospecção de novas oportunidades.
Olha só o que ele diz:
“Da Ética do Advogado
Art. 31. O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia. […]
Art. 33. O advogado obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no Código de Ética e Disciplina.
Parágrafo único. O Código de Ética e Disciplina regula os deveres do advogado para com a comunidade, o cliente, o outro profissional e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocínio, o dever de assistência jurídica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares.” (g.n.)
🤗 Como você viu, o Estatuto da OAB determina que o advogado deve ser respeitoso e contribuir para o prestígio da classe.
Também é preciso observar o cumprimento dos deveres elencados no Código de Ética e Disciplina. Então vamos ver o que diz o CED!
2.2) O que diz o Código de Ética e Disciplina
📜 Umas das mais importantes diretrizes do Código de Ética e Disciplina sobre os meios como conseguir mais clientes na advocacia está no art. 5º:
“Art. 5º O exercício da advocacia é incompatível com qualquer procedimento de mercantilização.” (g.n.)
Ou seja, não é possível que o advogado, na busca por novos clientes, utilize de qualquer meio que caracterize a mercantilização.
Portanto, estratégias que funcionam bem como grandes varejos, lojas e produtos, não podem ser replicadas na advocacia sem levar isso em conta.
🤔 “Alê, mas então o que pode?”
O próprio Código de Ética e Disciplina é expresso, no seu art. 39, quanto ao que pode ser feito em termos de publicidade profissional. Ela deve ter caráter informativo, ser discreta e sóbria.
Se houver caracterização de captação de clientela ou de mercantilização da profissão, há uma violação dessa norma e o advogado pode ser responsabilizado pelas condutas. 😕
Então, é permitido, por exemplo, postar um stories no Instagram trazendo conteúdo informativo da aposentadoria por idade híbrida para os potenciais clientes.
❌ Mas não é possível fazer uma live exibindo valores de honorários com desconto. Afinal, isso claramente caracteriza mercantilização da advocacia e viola o Código de Ética em relação ao disposto nos art. 5º e 39.
Os meios proibidos de publicidade profissional dos advogados estão elencados nos art. 40 e 42, acompanhados de uma série de recomendações e regras para participação em programas nos meios de comunicação.
👉🏻 Destaco, ainda, os arts. 46 e 47 do Código de Ética:
“Art. 46. A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.
Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.
Art. 47. As normas sobre publicidade profissional constantes deste capítulo poderão ser complementadas por outras que o Conselho Federal aprovar, observadas as diretrizes do presente Código.” (g.n.)
Ou seja, para conseguir mais clientes, o advogado pode fazer publicidade inclusive na internet. Mas isso é possível desde que respeitadas as disposições do próprio Código de Ética e das demais normas do Conselho Federal da OAB.
A sobriedade, o caráter informativo e discrição são fundamentais, além da observância dos meios permitidos/proibidos para o marketing jurídico.😉
2.3) O que diz o Provimento n. 205/2021
O Provimento n. 205/2021 do CFOAB é a norma mais recente e relevante em termos de marketing jurídico para a advocacia.
Aliás, mesmo com as críticas em relação a alguns aspectos das suas determinações, foi ele que expressamente disse que o marketing era permitido para os advogados.
⚖️ Um dos dispositivos mais importantes é o art. 1º do EOAB:
“Art. 1º É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.” (g.n.)
Isso reforça que o advogado pode se utilizar da publicidade para conseguir mais clientes, respeitando as normas sobre o assunto.
No §1º, o art. 1º prevê que as informações usadas no marketing jurídico devem ser verdadeiras, objetivas e observarem as determinações éticas impostas pela OAB.
🧐 Afinal, a responsabilidade é total dos advogados nesses casos, devendo os profissionais dispensarem uma atenção especial a essa questão. A fiscalização da Ordem estará presente conforme o §2º e seguir o determinado é o caminho para evitar problemas.
Por sua vez, o art. 3º do Provimento n. 205/2021 é claro ao seguir o Código de Ética e prever que a publicidade deve ser sóbria, discreta, além de trazer uma série de condutas proibidas. Entre elas, a referência a valores e a divulgação de informações erradas.
O uso de palavras ou frases persuasivas que podem levar ao incentivo da litigância também é vedado. ❌
Isso tudo porque todas as normas, inclusive o Provimento, são bem rígidas em relação proibição da captação de clientela e da mercantilização da advocacia.
2.4) Mas como conseguir mais clientes na advocacia com todas essas regras?
Existem muitos caminhos a se explorar e com certeza várias oportunidades são possíveis, mesmo com todas as normas da OAB.
🤓 O mais importante para conseguir prospectar novos clientes sem criar problemas com a Ordem é observar estritamente o que dizem as normas dos tópicos anteriores.
Olha só um checklist dos pontos de destaque:
- Se portar de maneira respeitosa e ética na advocacia, perante colegas, potenciais clientes e demais pessoas;
- Evitar qualquer forma de publicidade ou atitudes que caracterizem a mercantilização;
- Ao se dedicar ao marketing jurídico, seguir os limites e observar regras da OAB;
- Sempre utilizar informações verdadeiras;
- Manter a sobriedade e discrição tanto na sua atuação como na publicidade;
- Explorar todas as possibilidades permitidas pelas normas para aumentar a visibilidade da sua advocacia;
- Em caso de dúvidas, consultar os Tribunais de Ética e Disciplina para não ter dor de cabeça depois.
Essas são algumas das condutas que julgo mais importantes na prospecção de novos clientes.
Vocês sabem que adoro esse tema e acho essencial que os advogados explorem cada vez mais essas possibilidades de publicidade para alcançar melhores resultados.
Pensando nisso, selecionei 5 dicas práticas que com certeza vão lhe ajudar a conquistar mais clientes pela internet, respeitando a OAB!
Com estudo e prática, você com certeza irá entender como conseguir mais clientes na advocacia de forma natural e ética.
3) Como Conseguir Clientes na Advocacia pela Internet: 5 Dicas Que Funcionam
Com o avanço da tecnologia, a facilidade de acesso à internet e as novidades trazidas pela Inteligência Artificial, é importante conhecer estratégias sobre como conseguir clientes na advocacia pela internet.
A seguir, vou comentar alternativas de publicidade e pagas, para você conhecer e decidir qual é a melhor escolha para a realidade do seu escritório.
Inclusive, acabei de publicar um artigo compartilhando várias ideias de publicidade advocatícia no Instagram. Como é uma das redes sociais mais interessantes para nossa área, vale a pena a leitura! 😉
3.1) Marketing Jurídico de Conteúdo
Investir em marketing jurídico de conteúdo é uma excelente dica para conseguir mais clientes na advocacia pela internet.
🧐 Essa estratégia de produção de conteúdos inteligentes para o público que você deseja prospectar está em ascensão e traz ótimos resultados quando feita corretamente.
Produzir material direcionado aos seus clientes em potencial, trazendo soluções e explicações é uma maneira de passar uma imagem de autoridade no assunto, transmitir confiança e transformar o advogado em referência.
A base do marketing de conteúdo é a informação, por isso essa forma de publicidade é permitida pelas normas da OAB.
Publicações em posts, blogs, redes sociais e no Youtube, com informações úteis, interessantes, que esclarecem dúvidas ou trazem uma opinião do advogado são exemplos disso. ✅
Quando uma pessoa “consome” esse material e tem um problema abordado pelo profissional, logo ela cria uma conexão e fica mais propensa a contratar o advogado.
Não se esqueça de produzir um material seguindo algumas dicas que julgo muito importantes:
- Fique longe do juridiquês e explique de uma forma fácil, que o público leigo (seus potenciais clientes) entenda;
- Mantenha uma frequência de publicação dentro da sua realidade;
- Use um calendário para organizar as postagens e evitar problemas com a rotina;
- Aplique as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para seu site ficar bem posicionado nas pesquisas do Google, Bing etc.
Inclusive, outro grande problema do marketing jurídico de conteúdo é o tempo! Muitos advogados encontram dificuldades em se dedicar ao trabalho regular e a publicidade.
Para lhe ajudar, escrevi um artigo sobre como conciliar a advocacia e o marketing jurídico com estratégias práticas. É um ótimo complemento para o que você está vendo hoje e tem bastante dica para lhe auxiliar no desafio de dar conta das duas atividades!
Está gostando do artigo? Clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! Lá costumo conversar com os leitores sobre cada artigo publicado. 😊
3.1.1) Marketing de conteúdo jurídico vale mesmo a pena?
Sim! O marketing de conteúdo é uma das formas principais de demonstrar que você é especialista em uma certa área jurídica.
Se você é um advogado previdenciarista, por exemplo, a publicação de postagens sobre benefícios previdenciários, julgamentos importantes sobre prestações do INSS e mudanças legislativas é uma maneira de mostrar que você domina o tema. 😉
Isso atrai clientes que buscam serviços relacionados a aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária, entre outros.
Afinal, você se posiciona como uma autoridade em direito previdenciário com o seu marketing de conteúdo e os potenciais clientes percebem isso.
💰 O melhor é que sequer é necessário investimento inicial, porque suas postagens podem ser por meio de plataformas gratuitas. Depois, se você desejar, dá para investir em conteúdo patrocinado, mas isso não é obrigatório.
Diferentes redes sociais, dificuldade de se expor, falta de engajamento, normas da OAB…
O Marketing Jurídico ainda é um desafio para muitos advogados.
Mas afinal, existe uma fórmula garantida para atrair clientes na internet?
É claro que existe!
Eu compilei todo meu conhecimento de mais de 10 anos trabalhando com marketing jurídico digital e produção de conteúdo jurídico na internet em um guia: o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online
Meu objetivo com o livro é ensinar a você uma fórmula garantida para que os clientes encontrem você, sempre respeitando as normas da OAB!
Este ebook traz pra você os 5 Pilares da Prospecção Online:
- Estratégias para você se destacar online e ser encontrado pelos seus clientes
- As novas regras de marketing jurídico da OAB
- Marketing Jurídico orgânico: branding, site, SEO, redes sociais, produção de conteúdo, cartão de visitas, WhatsApp, correio eletrônico e mais!
- Marketing Jurídico pago: como chegar aos clientes com anúncios de forma ética e eficiente
- Tudo o que você precisa para montar e ter sucesso com um escritório de Advocacia digital
👉 Então clique aqui para se tornar um ímã de clientes através da internet! 😉
3.2) Estar presente nas Redes Sociais mais usadas pelos Clientes
A prospecção de clientes na internet é permitida pela OAB, mas de nada adianta essa possibilidade se o advogado não compreender um ponto fundamental.
🤔 “E qual é esse ponto, Alê?”
Saber em qual lugar os seus potenciais clientes estão na internet. Esse é o grande “pulo do gato” para a sua publicidade.
Afinal, é fundamental entender o seu público antes de decidir onde você vai concentrar seus esforços de marketing. Cada “nicho” da advocacia tem uma certa audiência, que está em diferentes lugares da internet.
🧐 Entenda: os clientes estão por toda a parte, mas existem diferenças entre usuários de plataformas, principalmente as redes sociais.
O público do Instagram é diferente de quem usa o Facebook, por exemplo. O LinkedIn tem características distintas do TikTok e até mesmo o Youtube tem particularidades que precisam ser levadas em conta.
A produção de conteúdo jurídico voltado para a prospecção de clientes precisa levar em conta onde estão os seus potenciais clientes para conseguir extrair o máximo.🤗
Aí é possível concentrar os esforços para produzir material direcionado mais para a rede social em que o seu público está. Os resultados tendem a ser muito melhores quando isso acontece!
3.2.1) Como vou saber onde meus clientes estão na internet?
O melhor caminho analisar os dados e as métricas, além de observar o feedback (retorno) da sua audiência, com comentários, curtidas, mensagens etc.
🤓 Por esse motivo, é interessante no início produzir conteúdo de marketing para mais de uma rede social, para testar o que dá certo (em termos de assunto, formato etc.) e onde seu público está mais presente.
Se não tiver com tempo, pode até adaptar o mesmo conteúdo e repostar em outra rede (não é o ideal, mas é melhor do que nada).
Depois disso, entra a análise dos dados e o estudo sobre o que funciona para seu público.
Por exemplo, você faz uma postagem no Facebook e aproveita o conteúdo para um stories no Instagram. Então, nota que muitos usuários do Facebook comentaram e perguntaram mais informações sobre o tema.
Já no Instagram, as interações foram mais tímidas, com poucas visualizações nos stories e quase nenhum comentário. ❌
Claro que isso é apenas um episódio, mas um comportamento persistente nessas condições significa que os potenciais clientes estão no Facebook. Aí dá para produzir um conteúdo especializado para essa rede social.
🧐 Cada área do Direito costuma ter uma clientela mais presente em uma das plataformas da internet, então depende muito da sua prática e do seu campo de atuação.
3.3) Publicidade Jurídica por WhatsApp
Outra dica para prospectar mais clientes é utilizar a publicidade jurídica por WhatsApp.. Afinal, é extremamente comum que quem tem um aparelho celular use essa ferramenta, sem falar na versão disponível nos computadores.
Para facilitar o envio de mensagens para quem é permitido, as listas de transmissão podem ser usadas na prática. Elas funcionam como uma mala direta e poupam tempo.
Mas é preciso estar atento a algumas questões específicas nesse caso. ⚠️
Desde que respeite as normas da OAB, o advogado pode usar o WhatsApp (e a versão WhatsApp Business) para fazer publicidade e prospectar clientes, mas isso deve ser feito com base em cautelas ainda maiores que as demais redes sociais.
Por mais que as regras permitam o marketing por meio do aplicativo, a própria Ordem impõe certos limites para a entrega de conteúdo nessa plataforma.
👉🏻 Então, você pode encaminhar sua publicidade por meio de mensagem apenas para quem se enquadra nessas condições:
- São colegas de trabalho (outros advogados do escritório, por exemplo);
- Advogados parceiros;
- Clientes atuais e demais pessoas (clientes em potencial) que solicitaram ou autorizaram o envio do conteúdo.
Fora dessas hipóteses, o uso do WhatsApp pode caracterizar a captação de clientela, o que é proibido pelo Provimento n. 205/2021 e demais regras da OAB!
Além disso, a publicidade por meio do aplicativo deve também respeitar as normas com relação ao conteúdo. Ou seja, segue valendo a necessidade de manter um caráter informativo, sóbrio e que não caracterize a mercantilização.
Importante também lembrar que a ostentação, incentivo ao litígio e mensagens com engrandecimento do advogado também não são permitidas. ❌
Respeitando os limites e observando todas as regras, o WhatsApp é uma ferramenta interessante na busca de conseguir mais clientes para a advocacia!
3.4) Google Ads para Advogados
Se a intenção é aparecer o máximo possível e deixar a publicidade o mais aparente na internet, o Google Ads deve ser considerado. O Provimento n. 205/2021 permitiu expressamente o uso desse recurso com certos limites. ⚖️
“Alê, mas o que é isso?”
🤓 O Google Ads é uma plataforma de publicidade que permite o anúncio em sites, aplicativos e produtos.
Basicamente, esse recurso é uma forma efetiva da sua publicidade aparecer em vários locais de interesse na internet, mediante o pagamento para o Google.
Para isso é necessário configurar uma campanha voltada aos clientes em potencial, no formato que melhor se encaixar na sua advocacia.
😍 As vantagens dessa plataforma são muitas, principalmente porque permite que os escritórios façam publicidade muito rápido e sem precisar investir muito dinheiro necessariamente.
Além disso, a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real é ótimo, porque você nota o que está dando certo e o que não está, sendo possível aperfeiçoar as campanhas e focar no que realmente gera um retorno interessante.
👉🏻 Algumas dicas para o Google Ads são:
- Definir o público alvo antes das campanhas;
- Determinar quais serviços serão anunciados;
- Estudar as palavras-chave mais interessantes para fins de SEO;
- Observar de perto os resultados das campanhas;
- Analisar os pontos positivos e negativos.
Ao fazer isso, você ganha mais um aliado na prospecção de clientes. O Google Ads permite mais visibilidade em troca de um investimento que pode valer muito a pena se os anúncios forem bem direcionados!
3.5) Conteúdos Patrocinados em Plataformas Online e Redes Sociais
💰 Por falar em Google Ads, entramos agora em um campo interessante e que precisa ser tratado com atenção: o conteúdo patrocinado. Aliás, isso vale para plataforma online ou mídia social, como Facebook, Instagram, LinkedIn etc.
É muito tentador para os advogados pensarem em investir altas somas de dinheiro para aparecer mais na internet. Mas isso pode se transformar em um problema se as campanhas, investimentos e conteúdo não forem adequados.
Na minha opinião, o mais interessante é começar com estratégias de marketing orgânico para a sua advocacia e só depois pensar em tráfego pago.
Primeiro é recomendado produzir seu conteúdo sem patrocínio e de forma natural, publicando nas plataformas que desejar. 📝
Vá observando o que lhe traz mais resultados, conexões com a audiência e o que você se sente mais à vontade em falar.
Isso tudo ajuda a entender qual é o melhor caminho para o seu caso, conforme a sua realidade e possibilidades.
🧐 Depois, com essa visão clara e com certa experiência no marketing jurídico, pode investir em tráfego pago.
Não é necessário e nem recomendado que, já de cara, que você invista muito dinheiro em conteúdos patrocinados. Isso porque nem todo mundo consegue fazer as campanhas por conta própria ou ter o sucesso desejado sem o auxílio de um profissional especializado.
Aliás, já pude perceber que alguns advogados colocam muitos recursos em tráfego pago, mas acabam não tendo resultados por configurarem de maneira equivocada suas estratégias.😕
Por esse motivo, o investimento inicial menor (para teste) ajuda inclusive a entender se você mesmo dá conta de fazer as campanhas de publicidade paga do escritório ou o melhor é contratar um bom gestor de tráfego.
Antes de encerrar, quero deixar uma dica para os previdenciaristas (vocês sabem que não consigo encerrar um artigo sem “puxar a sardinha” para minha área 😂)!
Acabei de publicar um conteúdo completo sobre se quem recebe pensão por morte pode casar novamente. Expliquei tudo sobre esse “mito” e se tivemos alguma mudança com a Reforma.
Dá uma conferida depois, vai lhe ajudar a entender exatamente o que fazer nesses casos! 😉
4) Conclusão
A prospecção de clientes é um desafio para a advocacia e sempre gera dúvidas nos advogados, sobre o que pode ou não ser feito. Afinal, a OAB sempre foi bem rígida com a questão, em especial em relação às formas e meios de publicidade.
🤓 Mas a internet e as redes sociais podem ser excelentes aliadas de como conseguir mais clientes na advocacia!
No artigo de hoje, falei como o Código de Ética e as demais normas da OAB tratam a questão, pontuando o quais práticas são permitidas.
Mostrei 5 dicas práticas de como conseguir clientes na internet que realmente funcionam.
Entre as dicas, expliquei como o marketing jurídico de conteúdo é indispensável para alcançar mais pessoas e transformá-las em clientes, mas não adianta fazer isso em redes sociais que o seu público-alvo não está presente.
Também falei como o WhatsApp e o Google Ads são bastante úteis nas estratégias de marketing, especialmente quando bem utilizados.🤗
No final, ainda comentei como os conteúdos patrocinados nas plataformas online e nas redes sociais podem ajudar na prospecção de clientes, mas é preciso investir em tráfego com cautela e sabendo exatamente como funciona, para não perder dinheiro.
Com tudo isso, espero ter mostrado alguns caminhos para conseguir mais clientes e aumentar o faturamento do seu escritório!
Depois me conta nos comentários se tem mais alguma dica que dá certo e se quer que eu traga mais artigos sobre o assunto, ok? 😉
Fontes
Veja as fontes utilizadas na elaboração deste artigo na publicação original no blog: Estratégias Eficazes: Como Captar Mais Clientes na Advocacia Respeitando as Normas da OAB
Alessandra Strazzi
Advogada | OAB/SP 321.795
Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão! Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.