Resumo
O Google Meu Negócio (Perfil de empresa no Google) é uma ferramenta gratuita, em que você pode cadastrar a sua empresa (escritório, no caso dos advogados) para aparecer nos resultados do site de buscas mais famoso do mundo. Neste artigo, abordamos o que é essa funcionalidade, quais foram as mudanças mais recentes e se é permitido pela OAB. Também falamos sobre as principais vantagens do Google Meu Negócio para advogados: aumento da visibilidade (local e online), construção de confiança/credibilidade e oportunidade de interagir diretamente com potenciais clientes.
1) Google Meu Negócio: o que é e mudanças recentes
Existe uma oportunidade que a advocacia ainda não explora em todo o potencial, mas que pode ajudar demais na imagem e a conseguir novos clientes: o Google Meu Negócio.
Ele é uma ferramenta do Google que permite cadastrar empresas de forma gratuita para aparecer no site de buscas mais famoso do mundo.
E como um dos maiores desafios dos advogados é justamente “aparecer”, por conta das regras de publicidade da OAB, toda chance de fazer isso precisa ser aproveitada, né?
🤓 Por isso, decidi escrever sobre essa funcionalidade. E primeiro preciso deixar bem claro o que ela é, qual o seu real potencial, além de mostrar o que mudou recentemente. Isso porque tivemos algumas atualizações no recurso há pouco tempo.
Para começar, não existe mais o “Google meu negócio” individualmente. Agora ele está integrado na própria ferramenta de busca e no Maps.
O advogado pode entrar na ferramenta de pesquisa ao editar o seu “Perfil de empresa” no Google, que é o novo “nome” da funcionalidade.
Para fazer isso é só pesquisar “Google meu negócio” que você já é redirecionado para criar esse perfil, ok? 😉
Essa atitude faz uma grande diferença na sua atuação. Afinal, você aparece quando alguém procura um escritório de advocacia na plataforma mais usada no mundo.
Para mostrar todo esse potencial, vou explicar para você 3 motivos para usar essa ferramenta na sua estratégia de Marketing Jurídico. Primeiro, deixando claro que ao fazer isso, aumenta a visibilidade local e também a online do advogado. 😊
Além disso, quando seu escritório aparece de forma positiva na ferramenta de busca e também no Google Maps, você constrói uma relação de confiança com aqueles que estão procurando um advogado. Isso sem contar no aumento da credibilidade na internet.
Para fechar com chave de ouro, vou explicar que usar as funcionalidades do Google Meu Negócio é uma ótima forma de conseguir interações diretas com os clientes em potencial. Também vamos ver como isso funciona e o que é essa vantagem na prática! 🤗
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2) As regras da OAB permitem utilizar o Google Meu Negócio?
⚖️ A preocupação de muitos advogados é fazer a publicidade do seu escritório dentro das normas do Código de Ética. Como a Ordem costuma ser rígida nesse assunto, vários nem tentam expandir a sua presença online com receio de problemas.
Só que aqui eu tenho uma boa notícia para você! As regras da OAB permitem o uso do Google Meu Negócio (ou Perfil de empresa no Google, como ele é chamado atualmente). Então você pode (e deve) utilizar essa funcionalidade!
Mas, isso não quer dizer que não há um limite para esse tipo de Marketing Jurídico, porque os abusos são punidos e podem gerar muita dor de cabeça se ocorrerem, além de prejudicar a sua imagem. 🧐
Então, sempre vale observar as normas para a publicidade na advocacia, que incluem um Marketing sem excessos e conteúdos online informativos.
O cuidado ao se posicionar no Google evita problemas junto aos TEDs, aumenta sua presença online de maneira positiva e ainda ajuda a trazer mais credibilidade para o seu escritório! 🤗
3) 3 Motivos para Utilizar o Google Meu Negócio na Estratégia de Marketing Jurídico
O Google Meu Negócio (Perfil de empresa no Google) pode se transformar em um grande aliado da sua advocacia. Essa ferramenta, dentro da sua estratégia de Marketing Jurídico, é um recurso poderoso e que poucos advogados sabem usar.
🤓 No artigo de hoje, não tenho a intenção (ainda) de escrever um guia completo (como fiz quando falei sobre o LinkedIn).
Mas, quero introduzir o assunto e lhe mostrar 3 motivos para começar a utilizar essa funcionalidade hoje mesmo!
Aliás, depois me conta nos comentários o que achou desse tema? Se achou interessante e curtiu, eu posso trazer mais conteúdos como esse para vocês!
3.1) Aumento da Visibilidade Local e Online
🧐 Em primeiro lugar, o que muitos advogados lutam bastante é para aumentar a sua visibilidade local e também online. Ou seja, para aparecer mais, tanto para a comunidade, quanto na internet.
Aí entra o seu Perfil de empresa no Google! Você pode adicionar números de telefone ou celular, meios de contato (como e-mail, whatsapp etc.), além de informações sobre endereço, atividades e outros dados relevantes.
O Google Meu Negócio, quando utilizado da forma correta, traz uma grande atenção para o seu escritório na ferramenta de busca mais usada. E isso tem uma consequência importantíssima: colocar sua advocacia no mapa. 😍
Até mesmo outros advogados podem encontrar você pelo Google Meu Negócio. Isso é interessante para parcerias e para os serviços de correspondência ou diligências jurídicas. As oportunidades são muitas.
Um perfil otimizado, com boas avaliações de clientes e informações relevantes para quem está procurando um advogado, tem o potencial de trazer frutos muito bons, principalmente novos clientes.
Afinal, você literalmente aparece na pesquisa do Google!
Como nosso foco aqui no blog é o direito previdenciário e sei que muitos colegas da área estão lendo esse artigo, gosto de “puxar a sardinha” na hora dos exemplos. 😂
👉🏻 Imagine que a Dona Lúcia viu na televisão que a Revisão da Vida Toda foi aprovada e quer saber se é interessante entrar com essa ação para revisar o benefício que recebe. Ela, então, vai em busca de um escritório de advocacia.
Porém, como não conhece nenhum advogado na cidade, pede para o seu filho procurar no Google alguém que advoga na área previdenciária na região em que mora.
Se o seu Perfil de empresa estiver bem construído, o seu escritório vai aparecer na hora. E essa visibilidade maior tem um grande potencial de trazer novos clientes, como a Dona Lúcia!
🏢 Aliás, falando em previdenciário, sabia que acabou de ser publicada a IN 151/2023, que mudou vários aspectos da aposentadoria híbrida? Acabei de publicar esse artigo completo sobre as recentes mudanças no benefício, vale a pena ler e se atualizar!
3.2) Construção de Confiança e Credibilidade
Novos clientes e parcerias pelo aumento da visibilidade são motivos importantes para usar o Perfil de empresa no Google. Mas existe uma outra oportunidade relevante: a construção de confiança e credibilidade online associada a sua advocacia.
🤔 “E como isso acontece, Alê?”
Por meio das avaliações e comentários no seu perfil. Esse é um espaço vital para sua reputação online, porque quando a experiência dos clientes é exposta positivamente, isso atrai atenção de quem está buscando um escritório de advocacia.
Os feedbacks podem mostrar a outras pessoas como o seu serviço foi bem desempenhado, além de deixar claro que é uma atuação jurídica de qualidade. Isso sem contar que a satisfação dos clientes atuais significa maior possibilidade de futuros contratos. 📝
Existe ainda um outro aspecto em ter boas avaliações na ferramenta de busca: deixar claro que você tem um compromisso de fazer o melhor possível em todas as etapas dos atendimentos. Seja na entrevista, processo administrativo ou ação judicial.
A confiança em você aumenta consideravelmente quando os comentários são de clientes satisfeitos com seu trabalho. Isso tem uma influência significativa em quem está procurando um advogado no Google e encontra seu Perfil de empresa com informações positivas!
Por esse motivo é tão importante otimizar a sua página ao máximo e incentivar quem lhe contrata a comentar as experiências na ferramenta de busca. Isso deixa uma ótima impressão nos usuários e traz credibilidade. ✅
Inclusive, vários escritórios já estão pedindo para os clientes avaliarem e comentarem as experiências no Google após cada etapa do serviço.
Como esses feedbacks e avaliações ficam expostos na ferramenta de busca, eles aparecem no Google Maps, além de também se destacarem no Perfil de Empresa. Imagine o impacto que eles tem quando são positivos! 😉
Essa presença com indicações favoráveis traz uma imagem muito atrativa para sua advocacia na internet. Isso demonstra que o seu escritório é confiável e entrega bons resultados para os clientes.
🤓 Além disso, como a confiança é fundamental, inclusive no meio digital, as pessoas que estão procurando um advogado se sentem mais seguras em lhe contatar quando observam que há avaliações e comentários positivos no Google.
Por isso é tão interessante utilizar o Google Meu Negócio, e isso é uma atitude ainda pouco explorada no meio jurídico, como eu disse antes.
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3.3) Interações Diretas com Clientes Potenciais
O terceiro motivo para não deixar passar a oportunidade de ter um perfil de empresa de destaque no Google é a possibilidade de construir uma ponte, ter interações diretas com os clientes potenciais. 🤗
Afinal, a plataforma permite conversar diretamente com quem está pesquisando advogados online.
🤓 Então, você pode responder a uma pergunta de um possível cliente, receber uma mensagem dele e, em resumo, ter um primeiro contato interessante que traz muitas possibilidades na prática.
Por exemplo, se o Sr. José tem uma dúvida quanto a um tipo de serviço e lhe pergunta no seu perfil do Google, a resposta pode fazer ele confiar no seu trabalho.
Então, você consegue passar mais informações e também entregar uma experiência positiva desde o início! 😍
Mesmo que essa interação não se torne uma contratação naquele caso específico, o Sr. José pode lhe indicar para outros ou até mesmo buscar diretamente você em uma próxima ocasião.
😊 Sabe o que é melhor? Fazer isso é de graça, você só precisa ter uma atenção nas perguntas, fornecer uma resposta adequada e possuir um bom perfil.
Como tudo isso está disponível sem custos ou grandes complexidades técnicas, é bem tranquilo criar sua página para aparecer no Google Maps e na pesquisa do Google.
Você não pode deixar essa oportunidade de contatos diretos com potenciais clientes passar!
Isso porque o Google Meu Negócio permite essas conversas de uma maneira facilitada, o que ajuda na presença e na construção da sua imagem de confiança, além de deixar claro que seu escritório é acessível! 😉
Com esse recurso disponível na internet tão fácil, muitas pessoas podem conhecer e contatar diretamente seu escritório.
4) Conclusão
🤓 Com tudo o que lhe apresentei no artigo de hoje, ficou claro que o Google Meu Negócio traz um grande potencial para os advogados marcarem uma presença maior na internet. Ele é uma ótima possibilidade de você aparecer nas buscas da ferramenta.
Quando o seu Perfil de empresa está otimizado e conta com bons feedbacks, logo que alguém procura por um escritório de advocacia na sua área, o seu se destaca positivamente. Até mesmo no Google Maps você chama a atenção dessa forma.
Para explicar como isso é possível, mostrei que a OAB permite usar esse recurso sem maiores problemas, desde que sejam respeitadas as regras sobre a publicidade. Então, é só observar as normas no tema e não exagerar para não ter problemas.
Além disso, trouxe para você 3 motivos para usar o Google Meu Negócio na sua estratégia de marketing jurídico. 😉
Entre eles, que sua advocacia tem um aumento da visibilidade tanto local como online com uma boa utilização do Perfil de empresa no Google. Também que aproveitar essa funcionalidade facilita a construção de confiança e de credibilidade na internet.
Para encerrar, lhe expliquei que o Google Meu Negócio permite interações diretas com potenciais clientes que fazem pesquisas tanto no Maps como na própria ferramenta de busca. 😊
Espero, com tudo isso, ter ajudado você a compreender a grande oportunidade no uso do Perfil de empresa. Como os advogados ainda não estão explorando essa chance ao máximo, há muito a ganhar ao extrair tudo o que a internet tem a oferecer!
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Fontes
Veja as fontes utilizadas na elaboração deste artigo na publicação original no blog: Descubra Como o Google Meu Negócio Pode Impulsionar sua Prática Jurídica
Alessandra Strazzi
Advogada | OAB/SP 321.795
Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão! Autora dos blogs “Adblogando“ e "Desmistificando". Formada pela Universidade Estadual Paulista / UNESP.