A vantagem que o advogado conectado possui no mercado de trabalho
Por Eduardo Koetz | Koetz Advocacia
O avanço da tecnologia está mudando o mundo como um todo e isso é inegável. Era questão de tempo para que o meio jurídico também necessitasse se adaptar para esta nova realidade. A diferença é que, cada vez mais, essa adaptação é uma necessidade, e não uma opção.
Sendo um dos países com a maior população do mundo e com um sistema bastante burocrático, o judiciário no Brasil está bastante sobrecarregado. O avanço da informatização é a saída para resolver esse problema. Desde 2004, começou a ser implementado nos Tribunais de Justiça da 4ª Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) os sistemas de processos eletrônicos Eproc. A medida deixou os processos de 44% a 77% mais ágeis.
Sem contar que o Eproc também é uma medida de sustentabilidade, pois desde que está em atividade já economizou mais de 800 toneladas de papel, devido aos documentos que não precisaram ser impressos.
Dessa forma, entende-se que inserção do meio jurídico em plataformas digitais é uma tendência nacional. Questão de tempo até que todos os Estados do país adotem sistemas semelhantes. Isso exigirá, obviamente, que os profissionais da área se adaptem e adequem as mudanças que serão implementadas.
E é nesse sentido que os advogados que já estão migrando para sistemas digitais encontrarão uma grande vantagem no mercado: estar pronto quando a mudança for uma exigência, e não uma opção.
Todas essas medidas tecnológicas permitem, atualmente, até mesmo a criação de escritórios 100% digitais, como é o caso da Koetz Advocacia. O advogado que atua online possui também larga vantagem no mercado em tudo que se relaciona com limites geográficos. É possível tanto atender o vizinho do escritório quanto alguém que precisa de ajuda no Japão.
Além disso, a prática da advocacia também está passando por alterações, seguindo modelos europeus e norte-americanos. Ao invés de arcar com todas as etapas do processo, existe uma descentralização dos escritórios, dividindo as etapas entre diversos profissionais que se aprofundam em uma mesma atividade. Esse padrão no Brasil ainda é raro, mas traz excelentes resultados aos escritórios que se dividem entre setores como atendimento, peticionamento, relacionamento, comunicação, marketing, consultoria, planejamentos, cálculos, etc.
Como o dia-a-dia do advogado tende a ser bastante sobrecarregado, encontrar tempo para organizar um escritório dessa forma pode ser uma tarefa difícil. Por isso, a tecnologia pode facilitar com softwares de gestão de escritórios (como o AdvBox) que auxiliam nessa mudança.
Eduardo Koetz
Advogado | OAB/RS 73.409
Advogado especialista em Direito Previdenciário e autor do blog Koetz Advocacia
Acredito que não só na área do direito, mas a tecnologia está presente em tudo hoje em dia. Quem não se atualizar vai ficar de fora do mercado.
Verdade, Lucas!
Excelente texto!!
CARO COLEGA:
PARABÉNS PELO ARTIGO.
COMO ESPECIALISTA EM INFORMÁTICA JURÍDICA SOLICITO A SUA OPINIÃO E QUAIS AS MEDIDAS CONCRETAS PARA QUE NO BRASIL, COMO NO RESTO DO MUNDO COMO O SENHOR TAMBÉM DIVULGA, TENHAMOS APENAS UM SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO. HOJE, SEGUNDO DIVULGADO PELO CNJ, TEMOS MAIS DE 45 SISTEMAS REGIONALIZADOS QUE NÃO CONVERSAM ENTRE SI. NÃO SÃO AMIGOS DOS USUÁRIOS. O QUE O SENHOR ACHA DO SISTEMA DO TRF4 QUE EXIGE APENAS LOGIN E SENHA? NÃO HÁ REGISTRO DE PROBLEMAS.
O QUE O SENHOR ACHA DE A OAB TER COLOCADO NO CARTÃO MAGNÉTICO DO ADVOGADO A CERTIFICAÇÃO DIGITAL? O PROJETO ORIGINAL PREVIA COLOCAR NELE, NO CHIP, DADOS REFERENTES AO ADVOGADO E À OAB. AGRADEÇO O RETORNO.
Muito bom dividir experiência.
Fisco estadual